Umuarama: Com palestras educativas e teatro, Unipar promove 16ª Sipat
Publicado em: 21/06/2013 às 17:21
Direitos do consumidor, primeiros socorros e prevenção do câncer de próstata foram alguns dos assuntos
Com a finalidade de promover discussão sobre o significado e a importância de se construir um ambiente de trabalho agradável, seguro, com funcionários motivados e conscientes dos riscos que podem ser encontrados, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu a 16ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).
Organizado pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o evento buscou auxiliar os colaboradores da Instituição com atividades voltadas à prevenção de acidentes, doenças e melhora da qualidade de vida. Com o tema ‘Segurança não é tempo perdido, é tempo investido’, a Sipat foi aberta na segunda-feira (17), na sala de video central.
“Nosso objetivo é orientar o funcionário dos riscos que pode encontrar em seu ambiente de trabalho e as medidas que são necessárias para evitá-los”, comentou o presidente da Cipa, Eduardo Limão Martins, que esteve à frente dos trabalhos, junto com a psicóloga de RH Carina Mochaider e o técnico de segurança de trabalho da Unipar, Laércio Gomes Araújo.
O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, abriu oficialmente os trabalhos destacando a relevância do evento para o bom funcionamento da Universidade. “Agradecemos os esforços de todos que colaboraram para que mais uma edição da Sipat se tornasse realidade. E, se nos mantermos sempre conscientes do nosso papel no ambiente de trabalho, podemos fazer da Unipar um ótimo lugar de trabalho”.
Em seguida, os funcionários assistiram a uma apresentação do Grupo de Teatro Unipar. Com irreverência e interação, o ator Luiz Fernando Guarnieri, coordenador do grupo, arrancou muitas risadas do público interpretando uma freira e uma empregada doméstica.
Na terça-feira (18), o coordenador do Procon de Umuarama, advogado Sandro Gregório, foi convidado para falar dos direitos do consumidor. Ao final, ele distribuiu duas cartilhas: uma em que personagens infantis ensinam sobre o consumidor consciente, e, a outra, alertando dos benefícios que o município recebe se as pessoas exigissem, sempre, a nota fiscal na hora da compra.
O encontro continuou na quarta-feira com o médico urologista Edson Morel repassando informações sobre o câncer de próstata e os meios de prevenção. Na quinta, os participantes assistiram à palestra sobre dengue, do médico infectologista Ricardo Perci.
A Sipat terminou na sexta-feira com palestra e treinamento sobre primeiros socorros, ministrado pelo professor André Estevan, do curso de Enfermagem. E, encerrando o evento, o ator Luiz Fernando Guarnieri divertiu a plateia com mais uma de suas performances teatrais.