Você está aqui: Notícias > Toledo: Unipar será representada no Summer Universiade, na Rússia
Toledo: Unipar será representada no Summer Universiade, na Rússia
Publicado em: 20/06/2013 às 16:01
Três estudantes de Educação Física se apresentarão em competição de ginástica rítmica
O Summer Universiade é um evento multidesportivo internacional que acontece a cada dois anos e que reúne somente atletas universitários. Em 2013, a 27ª edição acontece de 06 a 17 do mês que vem, em Kazan, na Rússia.
A Universidade Paranaense – Unipar, que incentiva os acadêmicos ao esporte e a atividades extracurriculares, não ficará fora. Três acadêmicas de Educação Física da Unidade de Toledo foram selecionadas para participar, com a equipe brasileira de ginástica rítmica. As acadêmicas integram a equipe Toledo/Sadia de GR e competirão nas seguintes categorias: No individual participam Angélica Kvieczynski e Simone Luiz, convocadas durante o Troféu Brasil, e no conjunto, Morgana Gmach.
“Para nós é uma honra tê-las como representantes na Universiade. Sabemos que a participação delas é importante não só como atletas, mas também como futuras profissionais de Educação Física. É uma experiência a mais que elas têm na modalidade que atuam e também pelo contato com outros atletas, de outros países”, observou o coordenador do curso, professor Gilberto Carlos Pereira. O evento equivale a “uma Copa do Mundo de futebol”. “As melhores atletas, todas na categoria adulto, estão frequentando uma universidade”, diz Angélica Kivieczynski, lembrando que o nível das disputas é bastante elevado, já que reúne ginastas premiadas em olimpíadas e grandes competições internacionais.
“Estamos treinando bastante e vamos fazer o nosso melhor”, promete a atleta, que participou, com sucesso, de duas competições, a do Troféu Brasil, quando foi campeã, e Circuito Caixa, vice-campeã. Simone Luiz, que também foi destaque no Troféu Brasil (ficou em terceiro lugar), participa da Universiade pela primeira vez. Bastante animada, conta que o ritmo de treinos está intenso. Para ela, além da experiência, a Universiade deverá servir de preparação para o Campeonato Brasileiro (que já decidiu que vai competir) e eventuais disputas internacionais que poderão participar ao longo do ano.
Para Morgana, mais que ser chamada para a Universiade, a convocação abre a possibilidade de integrar a seleção brasileira de conjunto e fazer parte do seleto grupo que disputa uma vaga para as Olimpíadas de 2016, no Brasil. Com 18 anos, esta é a sua primeira convocação no time nacional. “Soube que está havendo algumas alterações na equipe e vou fazer de tudo para mostrar o meu potencial e conquistar uma vaga na seleção brasileira; é o meu sonho”, revelou. Segundo ela, a responsabilidade do grupo na Rússia será ainda maior diante da conquista da medalha de bronze em Minsk, pelo conjunto brasileiro.
Talentos da Unipar
O professor Roberto Niero, diretor da Unidade de Toledo, concorda que a convocação honra a Unipar. “Ter as três ginastas na competição é motivo de orgulho e torna-se ainda maior saber que cinco das professoras que atuam no treinamento destas, e de outras ginastas da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura/Sesi, passaram por nossos bancos escolares”, enfatiza. Ele se refere às egressas do curso de Educação Física (também ex-ginastas) Adelina Magedanz Dalazem, Débora Souza, Gracieli Morais, Solange Martins e Viviam Yamamotto, que auxiliam a técnica Anita Klemann. “Isso confirma nossa filosofia de trabalho, que preza sempre pela qualidade na formação dos nossos estudantes”, acrescenta.
Angélica e Simone Luiz, que vão participar no individual, continuam treinando em Toledo, com a técnica Anita Klemann, que acompanhará as duas, na Rússia. Morgana viajou no começo do mês para Aracaju, onde se reúne com as demais atletas que integram o grupo da categoria conjunto, comandado pela técnica Camila Ferezin.