Você está aqui: Notícias > Cascavel: Projeto de ensino de Matemática contempla aprendizado da Física
Cascavel: Projeto de ensino de Matemática contempla aprendizado da Física
Publicado em: 19/06/2013 às 14:50
Grupo realiza estágio em colégio de Matelândia e beneficia turmas do ensino médio
Estudantes têm demonstrado na prática o conhecimento adquirido nos bancos universitários, como possibilita a disciplina de Estágio Supervisionado em Matemática do Ensino Médio. O grupo de estágio, composto pelos estudantes Dyogo Ribeiro, Eliane Seider, Letycia Godoi, Maria Gabriela da Silva e Silvio Barbosa, desenvolveu com sucesso o projeto ‘Matemática básica para o ensino da Física’.
As aulas foram realizadas aos sábados, no Colégio Passos Firmes, em Matelândia, e contribuiu para o aprendizado dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e turmas do ensino médio. O investimento foi um quilo de alimento não-perecível, cuja arrecadação foi doada a famílias carentes do município.
A orientação do estágio foi do professor Carlos Telles de Miranda e envolveu conteúdos estruturantes da Matemática: conjuntos e expressões numéricas, frações, potências, radicais, operações algébricas, equações do 1º e 2º grau, equações irracionais, proporcionalidade, relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo, plano cartesiano e noções de geometria plana e espacial.
O objetivo é desenvolver nos acadêmicos a habilidade docente e, ao mesmo tempo, auxiliar o público-alvo na resolução e compreensão da disciplina de Física. Para o grupo, a contextualização leva o aluno a abstrair conteúdos: “O ensinar é prioridade para a aprendizagem e os professores são agentes de mudança, devendo atentar para novos métodos e formas de ensino”.
Também enfatiza que, para alguns estudantes, a Matemática é uma disciplina complexa e de difícil entendimento, destacando a necessidade de o professor ser o suporte para o fortalecimento das bases matemáticas e colaborar socialmente para a formação humana do jovem.
Segundo Barbosa, integrante do grupo, a colaboração social acontece durante o processo dialógico de ensino, em que deve ficar claro que um dos papéis da Universidade é preparar o acadêmico para o convívio social. “Enquanto acadêmicos, sabemos que a elaboração desse tipo de material didático é de suma importância para o aperfeiçoamento da técnica”, afirma.
Outro intuito é permitir que o aluno tenha o melhor desempenho na série que está matriculado, lembrando é claro, que as atitudes mais positivas acontecem no início da educação básica e estão relacionadas ao conjunto professor, ambiente, método utilizado, expectativa da escola, dos professores e dos pais, autopercepção do desempenho, entre outros aspectos.