UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Técnico Ronaldo Cunha ministra palestra na Unipar

Publicado em: 17/06/2013 às 17:15

O fundador do projeto República dos Esportes, no Amapá, veio para falar sobre ‘Esporte e cidadania’

Com foco no handebol, Ronaldo Cunha abordou o esporte como instrumento de transformação social
Estudantes de todas as séries participaram
Estudantes de todas as séries participaram
Estudantes de todas as séries participaram
Estudantes de todas as séries participaram
Estudantes de todas as séries participaram
Ronaldo Cunha também falou do projeto ‘República dos Esportes’
Professores da graduação assistiram à palestra

O que o esporte tem a ver com a cidadania? Devem andar juntos na construção de uma sociedade de valores? O esporte deve ser encarado como um instrumento de transformação social? Essas foram algumas das questões levantadas na palestra ‘Esporte e Cidadania’, que reuniu estudantes e professores do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama.

Com foco na modalidade de handebol, o tema foi discutido pelo técnico e professor Ronaldo Cunha, que fundou em Macapá/AP o projeto ‘República dos Esportes’, cujo objetivo é formar jovens carentes em cidadãos por meio do esporte, socialização, educação.

“O esporte é, sim, um forte instrumento de transformação social”, afirmou o palestrante, que é descente de indígenas do Oiapoqui e vêm da tribo Galib Marvorno, localizada na divisa do Brasil com a Guiana Francesa. “A miséria e a criminalidade da região me motivaram a colaborar para mudar a realidade das pessoas. Então decidi ir para a França estudar; isso me ajudou a compreender a importância da relação entre o esporte e os estudos”, justifica Cunha.

Em seu discurso, destacou que “o esporte tem o poder de desenvolver nas pessoas valores que podem ser praticados em grupo, como a tolerância, o respeito, companheirismo, disciplina”. Na palestra, o professor também falou das características do jogador de handebol, a formação do atleta e os tipos de treinamentos da modalidade.

Ao comentar sobre o ‘República dos Esportes’, disse que a iniciativa deu tão certo que hoje funciona em mais cinco estados. “Além do Amapá, temos unidades no Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Paraná”. Basquete e vôlei são outras modalidades desenvolvidas no projeto.

“Foi um encontro prazeroso, bastante produtivo e de extrema importância para o aprendizado do nosso estudante, pois temos consciência que o esporte e a cidadania são fatores fundamentais que devem caminhar juntos no dia a dia do profissional de Educação Física. Nossos alunos precisam refletir sobre isso”, enfatizou a coordenadora do curso, professora Silvia Sucupira Sarto.

A coordenadora multicampi do Pró-Magíster, professora Ana Paula Cruz, prestigiou o evento.

Redes sociais>