Você está aqui: Notícias > Umuarama: Projeto ‘SI-Solidário’ já arrecadou três toneladas de lixo eletrônico
Umuarama: Projeto ‘SI-Solidário’ já arrecadou três toneladas de lixo eletrônico
Publicado em: 14/06/2013 às 16:16
Realizada pelo curso de Sistemas de Informação, atividade mobiliza professores, estudantes e funcionários da Instituição
Mais de três toneladas de lixo eletrônico. Essa é a quantidade arrecadada até agora pelo projeto de extensão ‘SI-Solidário’, do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar. A atividade começou há três anos e tem como propósito recolher materiais eletroeletrônicos sem uso entre estudantes, professores e funcionários da Instituição.
Foram coletados computadores, televisores, aparelhos de celular, rádios, videocassetes, entre outros. “É um número bastante expressivo; isso significa que conseguimos conscientizar a comunidade da Unipar sobre a importância em se preservar o meio ambiente recolhendo os produtos sem utilização”, comemora o coordenador do curso, professor Elyssandro Piffer.
A campanha de arrecadação continua e o ponto de coleta são os Laboratórios de Informática do Câmpus-Sede e Câmpus III. As entregas podem ser feitas de segunda a sexta, nos períodos da manhã, tarde e noite; e aos sábado, de manhã.
Todo o lixo recolhido passa por triagem. Em relação a computadores e acessórios, estudantes do projeto avaliam e descartam, quando obsoletos ou pifados, ou consertam, quando é possível. Recuperados, são doados a entidades assistenciais. O que realmente é lixo recebe descarte correto, via Asucmar (Associação Umuaramense de Catadores de Materiais Recicláveis).
A entidade Fazenda Renascer, que trabalha na recuperação de dependentes químicos, foi contemplada com quatro computadores; mais duas máquinas estão sendo montadas para doação ao projeto Pequeno Artista de Jesus, do Jardim Panorama.
Para o coordenador, o projeto contribui para a formação dos estudantes: “Além da questão da conscientização, existe a questão técnica, em que os graduandos, executando as tarefas de conserto e manutenção dos equipamentos, vão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”.
Alan José da Silva, do 3º ano, é um dos voluntários. Avaliando as oportunidades do projeto, ele vê muitas outras vantagens, além da que permite a prática das teorias da graduação: “As atividades que desenvolvemos também ensina a ajudar a preservar o meio ambiente, pois todo objeto que não tem mais uso deve ser corretamente descartado ou reutilizado. E, ainda, nos faz refletir sobre solidariedade; fico feliz em saber que pessoas, ou entidades que não têm computador, o terão por conta desse trabalho importante incentivado pela Unipar”.
E-Lixo
O curso de Sistemas de Informação da Unipar também é parceiro do projeto E-lixo, promovido pelo Sescap/PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná) e que tem os mesmos objetivos do SI-Solidário, recolher lixo eletrônico conscientizando sobre a importância de se preservar o meio ambiente. As atividades também começaram há três anos e, nesse período, 44 toneladas já foram recolhidos pelos organizadores. Além de receber o lixo, os alunos da Unipar também colaboram na triagem, consertos e doação dos objetos. Renan Delmonico foi um deles. “Participei pela primeira vez e foi uma experiência gratificante. Fiquei surpreendido com a quantidade de lixo recolhida; isso me faz pensar que a população está mais consciente quando o assunto é cuidar do ambiente em que vivemos”. Além da Unipar, o Instituto Federal do Paraná, a Prefeitura, a Assucmar e a empresa PARCS-Recicladora de Lixo Eletrônico são parceiros do E-Lixo.
Cunho Ecológico
Assim como aconteceu no ano passado, os organizadores do projeto E-lixo se comprometeram em plantar 100 mudas de árvores para cada tonelada de material recolhido. No mês passado, na Estrada Canelinha, estudantes do curso de Sistemas de Informação da Unipar ajudaram a plantar 300 mudas de espécies nativas da região, como canjarana, canafístula e angico.