Você está aqui: Notícias > Unipar lança curso de Ciências Forenses, que terá início mês que vem
Unipar lança curso de Ciências Forenses, que terá início mês que vem
Publicado em: 14/06/2013 às 15:30
Aulas serão ministradas por profissionais do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística
Durante a Semana Acadêmica de Direito, a Universidade Paranaense – Unipar, lançou em Francisco Beltrão a primeira edição do curso de extensão de Ciências Forenses.
A apresentação foi feita pelo médico legista Irno Azzolini, chefe do Instituto Médico Legal (IML) do município, que destacou que neste ano o curso foi ampliado — por oito anos a instituição ofereceu o curso de Medicina Legal — e terá a participação do Instituto de Criminalística: "Vamos ter temas mais abrangentes e será direcionado para os acadêmicos do curso de Direito".
Serão realizadas aulas aos sábados, no período da manhã e tarde, com fotos, ilustrações e discussão de casos práticos. No encerramento haverá uma aula no estande de tiro da Polícia Militar. Nela, os participantes receberão informações sobre os tipos de armas, o poder de fogo e terão oportunidade de fazer disparos.
O coordenador de Direito, professor Bruno Smolarek Dias, informa que o curso de Ciências Forenses terá 16 sábados de duração, com início previsto para 20 do mês que vem. Destina-se aos acadêmicos dos cursos de Direito da região Sudoeste. As inscrições serão feitas pessoalmente na Coordenação do Curso de Direito da Unipar a partir do dia 15 de julho.
Serão abordados os seguintes temas: Introdução, história e perícias; Antropologia forense, identificação médico-legal e judiciária, papiloscopia (estudo de ossada); traumatologia forense, lesões corporais; agentes mecânicos, classificação dos instrumentos; balística e lesões por projéteis de armas de fogo; asfixiologia: enforcamento, estrangulamento, sufocação, afogamento; tanatologia, homicídios, suicídio, morte natural, acidental; sexologia forense, estupro, desvio sexuais, infanticídio, aborto, pedofilia; Medicina e Direito: eutanásia, anencefalia, morte cerebral, células tronco; psiquiatria forense; toxicologia e prova; e demonstração de tiro.