Você está aqui: Notícias > Cascavel: Engenharia Civil simula etapas de processo de licitação de obra
Cascavel: Engenharia Civil simula etapas de processo de licitação de obra
Publicado em: 14/06/2013 às 10:30
Equipes avaliam preço dos materiais de construção e serviço; a meta é melhor resistência e menor preço
Neste bimestre, aprender sobre o processo de licitação de uma obra foi um dos tópicos propostos à turma da 3ª série do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar. O intuito foi colocar os estudantes a par da realidade de trabalho do profissional, além de oferecer às aulas dinamismo e atualização.
A atividade foi proposta na disciplina de Estruturas de Concreto I, ministrada pelo coordenador do curso, professor Marcelo Guimarães Ribeiro. Na prática, cada grupo representou uma empresa de Engenharia Civil, em que os estudantes deveriam distribuir os cargos que iam desde o engenheiro civil e dono da empresa, passando por mestre de obra, pedreiros e serventes.
Conforme explica o docente, as empresas foram convocadas a participar de uma licitação, montando uma proposta para a execução de um serviço: a elaboração de um concreto de 27 MPa (megapascal), sendo avaliado o custo dos insumos, o valor investido em mão-de-obra e a capacidade técnica da empresa.
A atividade de simulação foi bastante produtiva, originando sete empresas e, de acordo com o orientador, foi possível apresentar aos alunos as etapas de um processo de licitação e desafiá-los a encontrar a melhor solução técnica e econômica para vencer o processo licitatório. “O tema faz parte da realidade da maioria das construtoras reais, que trabalha em empreendimentos bancados com verba pública”, afirma Ribeiro.
A estudante Jéssika Guis, comenta que com a criação da LB Construções, empresa fictícia locada na cidade da Concretolândia, o grupo pode aprender sobre preparo do concreto e dosagem de materiais para manter a resistência pelo menor preço: “O objetivo é ganhar a licitação; recebemos o preço dos materiais utilizados na obra e uma base de cálculo do salário/hora dos trabalhadores, além do auxílio do professor na vistoria da obra, atestando a qualidade dos insumos e quantidade correta”.