UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Professores comemoram seleção de pesquisa para conferência internacional

Publicado em: 12/06/2013 às 15:15

Estudo sobre responsabilidade social será apresentado no mês de outubro, na Antuérpia/Bélgica

O diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unipar, professor Régio Toesca, é um dos autores do trabalho

Um grupo de pesquisadores da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, está comemorando a seleção da pesquisa ‘Responsabilidade Social Corporativa nas Cooperativas Agropecuárias do Estado do Paraná’ para evento internacional. O estudo será apresentado na 4ª Conferência Internacional de Pesquisa em Economia Social, programada para o mês de outubro, na Antuérpia/Bélgica.

O trabalho também será publicado na revista do Cieiric (Centro Internacional de Investigação e Informação sobre a Economia Pública, Social e Cooperativa). “A pesquisa científica é um dos pilares que movem a nossa Universidade. E ter um trabalho reconhecido internacionalmente é motivo de muito orgulho para todos nós”, afirmou o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unipar, professor Régio Toesca, que desenvolveu a pesquisa com os colegas Jorge Pona, Thiago Goes e Pery Shikida. Toesca explica que o estudo investiga se a percepção dos clientes, quanto aos valores e regras de conduta, está ou não influenciando as Cooperativas Agropecuárias Paranaenses a realizar ações de responsabilidade social empresarial. “Foram encaminhados questionários sobre práticas de responsabilidade social a todas as cooperativas agropecuárias do Estado”.

As questões se dividiam em cinco grupos: Políticas no local de trabalho, Políticas ambientais, Políticas de mercado, Políticas relativas à comunidade e Valores da empresa. Esses grupos de informações foram tabulados utilizando a técnica das tabelas cruzadas.

“As análises mostraram que, quando as empresas percebem interesse por parte de seus clientes sobre o tema, geralmente tendem a aplicar práticas de responsabilidade social empresarial”, conclui o pesquisador.

Redes sociais>