Você está aqui: Notícias > Cascavel: Administração promove parcerias com foco na qualificação
Cascavel: Administração promove parcerias com foco na qualificação
Publicado em: 11/06/2013 às 14:30
Pesquisas mercadológicas para organizações são realizadas no Ciape, a empresa Júnior do curso
Dê olho no mercado, o curso de Administração da Universidade Paranaense - Unipar acompanha as tendências para a profissão no Brasil, visando aprimorar conceitos e despertar nos estudantes características essenciais, como visão ampla da organização e comportamento ético, que foi uma das atitudes mais valorizadas em pesquisa do CFA (Conselho Federal de Administração) e FIA (Fundação Instituto de Administração).
Para atingir essa qualificação profissional, o curso tem como diferencial o Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresa¬riais), instalado na Unidade há doze anos. A coordenadora, professora Ana Cláudia Suszek, explica que a função da empresa júnior é promover a parceria entre Universidade e empresas, possibilitando ao acadêmico, depois de seleciona¬do, desenvolver as ferramentas de administração na prática e, à em¬presa, receber serviços de consulto¬ria e pesquisas com custos reduzidos.
De acordo com o levantamento, além de saber administrar pessoas e equipes, o profissional deve ter bom relacionamento interpessoal. Tais características são enfatizadas no curso, que também incentiva o ingresso do administrador na pós-graduação ou MBA, para alcançar melhores postos e salários. Atualizados e titulados nas áreas de interesse, os docentes do curso da Unipar dão o exemplo - 75% são mestres, 19% especialistas e 6% doutores.
Na pesquisa do CFA consta, ainda, que as áreas de administração de recursos humanos e administração com foco em sustentabilidade, empreendedorismo, gestão pública e gestão focada em TI (tecnologia da informação) oferecem as melhores oportunidades de tra¬balho. Nos próximos cinco anos também é promissor o serviço de administração pública direta e indireta e indús¬tria. Vale ressaltar que existem significativas diferenças regionais.
Nesse campo, o perfil indica que a maioria são homens, com idade média de 39 anos, egressos de Universidades particulares, com especialização, trabalham em em¬presas de grande porte, com renda mensal entre 3,1 e 10 salários mínimos, e cargos de gerência. Um dado que vem mudando é a crescente participação feminina na profissão.