UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Projeto irá beneficiar mais de mil alunos da rede pública

Publicado em: 10/06/2013 às 16:30

Serão atendidas crianças da faixa etária de 6 a 14 anos, da Escola Municipal Recanto Feliz

Carla, Angela, João Santana, Rosane Biava, Paula, professor André, Letícia e Ana Tayline durante a entrega dos kits para a escola

O curso de Odontologia da Universidade Paranaense (Unipar) e a Prefeitura de Francisco Beltrão firmaram uma parceria com o objetivo de implantar um programa de saúde bucal coletiva visando à redução da incidência de cáries e de problemas gengivais em alunos, da faixa etária de 6 a 14 anos, da Escola Municipal Recanto Feliz, localizada no complexo de bairros da Cidade Norte.

O programa será desenvolvido através de ações de saúde bucal, entre as quais evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada com dentifrício e flúor gel, bochechos com solução de flúor e atividades educativas.

O projeto também realizará o levantamento epidemiológico individual das condições de saúde bucal nos alunos, permitindo realizar o encaminhamento das necessidades de tratamento odontológico curativo para a unidade de saúde do bairro. Deverão ser beneficiados 1.050 alunos que estudam no ensino Infantil e Fundamental. Os kits de escovação foram doados pelos próprios acadêmicos. O material foi adquirido através do trote, realizado no início do ano.

De acordo com o professor André Luiz Marçal Terreri, coordenador do projeto, as ações coletivas, ao contrário da assistência odontológica, não requerem espaços, equipamentos, instrumentos e recursos humanos específicos para que sejam desenvolvidas. "Exigem cuidadoso planejamento, boa organização, materiais adequados e pessoal preparado para o trabalho em espaços sociais".

Ele explica que alunos desta faixa etária têm sido uma prioridade da Odontologia, porque a saúde bucal guarda uma estreita relação com o desempenho escolar, uma vez que os alunos que apresentam os sintomas de dor causados pela cárie dentária têm seu processo de aprendizagem prejudicado.

Os acadêmicos da Unipar irão repassar orientações sobre técnicas preventivas - sob orientação dos professores da disciplina -, contribuindo na manutenção da saúde bucal dos estudantes. Também serão realizadas palestras com alunos e pais, capacitação de professores e funcionários, além da formação da ficha epidemiológica individual as condições de saúde bucal.

Terreri frisa que a primeira medida será o levantamento epidemiológico das condições dentais e necessidade de tratamento individual. “Depois disso, será possível construir uma classificação das crianças com prioridades de tratamento odontológico, que serão encaminhadas para acompanhamento adequado na rede pública municipal e futuramente pelos docentes e discentes da Clínica de Odontologia da Unipar.”

Higiene bucal supervisionada

A escovação supervisionada consistirá em controle e remoção da placa bacteriana através de pastilhas evidenciadoras, as quais permitem à criança visualizar a placa bacteriana e removê-la com escova, fio e creme dental. A escovação supervisionada será realizada semanalmente com todas as crianças durante todo o ano letivo escolar, através dos alunos do curso de Odontologia.

A escola sai ganhando O professor João Santana de Oliveira, diretor da Escola Recanto Feliz, destacou que o projeto de tratamento bucal dos alunos, desenvolvido pela Unipar, vem ao encontro do trabalho de prevenção permanente que é realizado na escola, porém de uma forma profissional e técnica, colaborando para que os alunos tenham uma correta higiene bucal, evitando desenvolver problemas em sua dentição, como cárie e aftas. "É de suma importância esse projeto nas escolas, onde os alunos aprendem desde cedo a cuidar e manter uma dentição saudável".

Redes sociais>