UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Engenharia Civil se prepara para o Concurso Concrebol

Publicado em: 06/06/2013 às 11:20

Estudantes realizaram pesquisas e constroem bolas de concreto; o jogo é no dia 21

Estudantes de Engenharia interagem em concurso de concreto
Grupo realiza cálculos, fase inicial dos trabalhos
Equipe Engball separa materiais para a fabricação da bola de concreto
Equipe cumpre mais uma etapa - tirar a bola do molde
Equipe cumpre mais uma etapa - tirar a bola do molde
Equipe cumpre mais uma etapa - tirar a bola do molde
Estudantes de Engenharia interagem em concurso de concreto
Estudantes de Engenharia interagem em concurso de concreto
Estudantes de Engenharia interagem em concurso de concreto
Estudantes de Engenharia interagem em concurso de concreto
Estudantes de Engenharia interagem em concurso de concreto
Estudantes de Engenharia interagem em concurso de concreto
Estudantes de Engenharia interagem em concurso de concreto
Estudantes de Engenharia interagem em concurso de concreto

O curso de Engenharia Civil realiza este mês a 2ª edição do Concrebol Unipar, baseado no concurso promovido anualmente pelo Ibracon (Instituto Brasileiro de Concreto). Reunindo todas as turmas da graduação, o objetivo é desenvolver um traço e construir uma esfera de concreto leve, o mais resistente possível.

O coordenador do curso, professor Marcelo Guimarães, diz que a bola deve ser executada em concreto simples, seguindo regras, como diâmetro de 22 cm e peso ideal abaixo de 8 kg. Esferas com diâmetro menor que 20 cm ou maior que 24 cm são desclassificadas, assim como as bolas com peso maior que 12 kg.

O docente explica que o concurso está ligado diretamente com a essência da profissão de engenheiro civil, considerada a arte de resolver problemas: “Os alunos são desafiados a encontrar o equilíbrio entre os materiais que garantem resistência mecânica - cimento, aditivos e adições e materiais para deixar a bola leve; se a mesma esfera fosse executada com concretos usualmente empregados em obras, ela teria mais de 13 kg”.

A estudante Marilsa dos Santos, do 1º ano, escolheu o curso de Engenharia por atuar na área de exatas, como professora de Matemática, e afirma que o conteúdo supre suas expectativas. Ela integra a equipe Show de Bola e diz que a participação agrega valor, quanto à pesquisa dos materiais e ao aprendizado do que se pode misturar: “Mais do que a competição, os colegas puderam se empenhar e trocar informações sobre qual o melhor material a aplicar nessa estrutura”.

Quem também elogia a união da turma e ressalta a importância de compartilhar o resultado dos testes, independente de vencer, é a estudante Carolina Oliveira, do 1º ano. Sua equipe, Engball, diz utilizar bastante o ensino das aulas de física para os cálculos de volume e peso da bola e complementa sobre o papel fundamental dos professores no processo de construção do conhecimento.

O grupo ganhador do concurso do ano passado também participa. Cleberson Ghellere, do 3º ano, afirma que a prática possibilita colocar em prova o que se aprende na teoria. “Tentamos melhorar; fizemos vários testes durante o ano e descobrimos outros materiais. Também aprendemos a reconhecer coeficientes de segurança que devem ser aplicados em obra, calcular os materiais e precaver a mão-de-obra para saber qual a melhor teoria a executar”.

Redes sociais>