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Cascavel: Estudantes desenvolvem pesquisas com pimenta e goiaba
Publicado em: 04/06/2013 às 16:20
Trabalho envolve Biomedicina e Enfermagem; o objetivo é identificar potencial antioxidante
Todos os anos abordagens relevantes são feitas por alunos da Universidade Paranaense – Unipar em pesquisas científicas ou em TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso). Voltados aos benefícios à saúde, os estudantes do curso de Biomedicina da Unidade de Cascavel, Talita Aleixo e Rafael Lazzari, escolheram estudar a fundo a ação da pimenta no organismo, como tema do TCC.
O objetivo desta pesquisa, orientada pela professora Kimiyo Shimomura Haida, é avaliar o conteúdo de compostos fenólicos e a capacidade antioxidante pelo método DPPH, que consiste em usar um radical, que passe a ser uma molécula estável.
Uma das espécies estudadas é a Capsicum frutescens, conhecida por pimenta malagueta. A dupla informa que as pimentas vermelhas, do gênero capsicum, são analisadas como uma nova fonte de antioxidantes naturais. “Os antioxidantes são de extrema importância por atuarem em diferentes mecanismos nos alimentos, como na quebra dos radicais livres responsáveis pelas reações de oxidação”, explica Talita. A dupla também pesquisou espécies de pimentas amarelas.
Outra pesquisa orientada pela professora Kimiyo envolve estudantes do curso de Enfermagem - Larissa Bonamigo, Ana Paula Sagrilo, Maria Luiza Baréa, Gislaine Dias e Dauany Binda, que fazem parte do PIC (Programa de Iniciação Científica). O estudo visa avaliar a quantidade de fenólicos totais e o potencial antioxidante da goiaba e, a partir dos resultados, espera-se o aumento do consumo do fruto, beneficiando a saúde.
A professora lembra que os antioxidantes possuem aplicação em alimentos, cosméticos e medicamentos. Também salienta que os ensaios in vitro servem como ponto de partida para estudos posteriores como o isolamento, a purificação e a elucidação estrutural das substâncias que funcionam como antioxidantes, além de ajudar a inferir sobre um possível mecanismo de ação dessas substâncias.