UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Pedagogia promove campanha de conscientização no Dia do Brincar

Publicado em: 04/06/2013 às 14:20

Em comemoração à data, estudantes foram mobilizadas para distribuir jogos de bolso e panfletos com orientações

A estudante Fátima de Barros ensina o garoto João Vitor, de 9 anos, a brincar com palitinhos
Material didático e jogos de bolso foram distribuídos pelas alunas
Estudante aborda motorista em semáfaro da Avenida Paraná
Estudante aborda motorista em semáfaro da Avenida Paraná
Estudante aborda motorista em semáfaro da Avenida Paraná
Professoras e estudantes posam com cartaz da campanha
Centenas de motoristas foram abordados
Faixas com mensagens da campanha também foram utilizadas na atividade
Faixas com mensagens da campanha também foram utilizadas na atividade
Professoras Maria do Carmo e Lucyelena brincam com João Vitor

‘Não basta ser pai, tem que brincar’. Esta foi a mensagem repassada pelas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, aos pais que paravam em um dos semáforos da Avenida Paraná, no sábado, 25. A ação social comemorou o Dia Internacional do Brincar, celebrado no dia 28 de maio, e faz parte da campanha de conscientização sobre a importância do brincar no processo de crescimento da criança.

O objetivo foi mobilizar os pais para que brinquem mais com os filhos e, com isso, contribuam para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. “Com a correria do mundo moderno, as crianças acabam ficando muito sozinhas. Portanto, o pai deve voltar o olhar à saúde da criança por meio do brincar. Brincando com o adulto, ela vai adquirir atitudes mais positivas ese tornar mais sociável”, explicou a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo, que acompanhou o trabalho das alunas.

A ação integra o projeto de extensão ‘Brinquedoteca’, espaço lúdico-científico destinado às crianças. “O melhor brinquedo para a criança é o adulto brincando em ela. Então queremos conscientizar os pais quanto a isso, estimulando as alunas a desenvolver uma prática social”, enfatizou a coordenadora do projeto, professora Lucyelena Piceli, que também acompanhou a turma.

Foram distribuídos dois mil jogos tradicionais em miniatura, confeccionados pelas próprias acadêmicas, como pega vareta, cama de gato, palitinhos, torre de hano, passa anel, amarelinha e cinco marias, além de panfletos com orientações sobre o brinquedo adequado para cada fase da vida de uma criança.

A campanha existe há seis anos. A estudante Fátima de Barros participa pela quarta vez e afirma que a experiência é gratificante. “É importante não só para mim, mas para quem recebe os brinquedos. E quando perguntamos se brincam com os filhos, os pais respondem que não têm tempo, então ressaltamos a importância do gesto para que reflitam. É uma mensagem para confirmar que é por meio do brincar que o pai ou a mãe conquista o respeito e a amizado do filho”.

Durante toda a manhã, centenas de pessoas foram abordadas pela equipe. Uma delas foi Regiane Moreira, que estava acompanhada do filho João Vitor, de 9 anos. “É muito legal a campanha, uma forma de resgatar as brincadeiras que foram deixadas de lado devido à correira do nosso dia a dia”, disse a mãe. “Não conhecia os brinquedos. A aluna me ensinou a brincar e eu adorei; vou levar para casa e brincar com meus pais”, completou o filho.

Redes sociais>