UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: 17ª Jovet foca estudos sobre pequenos e grandes animais

Publicado em: 03/06/2013 às 16:30

Com professores da Unipar, UEM, UFMS, UFPR, FAG e Unesp, evento foi um grande sucesso

O consultor do Sebrae, Adriano Pereira, abriu a semana falando de empreendedorismo
Em palestras e cursos, especialistas dividiram seus conhecimentos
Em palestras e cursos, especialistas dividiram seus conhecimentos
Em palestras e cursos, especialistas dividiram seus conhecimentos
Coordenador do curso, professor Luiz Rômulo, destacou a relevância do evento
Mais de duzentos estudantes participaram da Jovet
Mais de duzentos estudantes participaram da Jovet
Adriano Pereira, à direita, com professores da Unipar
Márcia Kuster de Paula Dreer e Luiz Sérgio Merlini
Acadêmica Rosiane Turci ladeada pelos professores Lisiane de Almeida Martins e Luiz Sérgio Merlini
Natalie Merlini, da Unesp/SP, abordou o tema Oftalmologia em Animais de Companhia

A Jornada do curso Medicina Veterinária da Universidade Paranaense - Unipar foi marcada por excelentes resultados, repetindo o sucesso do ano passado. Em sua 17ª edição, a Jovet reuniu mais de duzentos estudantes para debater assuntos atuais, focados em áreas de estudos que englobam grandes e pequenos animais. Durante uma semana, professores gabaritados da Unipar, UEM, UFMS, UFPR, FAG e Unesp e profissionais de grandes empresas foram convidados para relatar seus conhecimentos na área em que atuam.

O consultor do Sebrae, Adriano Pereira, abriu a série de palestras e cursos passando dicas aos estudantes de como iniciar e gerenciar um negócio. “Existem oportunidades em qualquer segmento. O importante é desenvolver uma visão mais ampla para alcançar o sucesso no negócio, tendo criatividade, determinação e coragem de arriscar”, aconselhou.

A semana prosseguiu com os médicos veterinários Daniel Coute de Brito e Patrícia Franco do Amaral, da empresa Averama, debatendo as ‘Novas Tecnologias para o Aumento da Produção em Aviários Modernos’; já os professores Deiler Sampaio Costa e Fábio José Faria, ambos da UFMS, discutiram as ‘Estratégias para Aumentar a Fertilidade de Fêmeas Bovinas’.

Da Unesp/SP veio a professora Natalie Merlini, que abordou ‘Oftalmologia em Animais de Companhia’; ‘Sanidade e Reprodução de Bovinos’ foi o assunto discutido pelos docentes Geraldo Alberton e Daiane Donin, da UFPR, e Meiriele Piassa, da FAG; Gustavo Perlin, também da UFPR, proferiu sobre ‘Boas Práticas de Fabricação’; ‘Andrologia em Equinos’ ficou a cargo dos professores da Uniesp, Yamê Sancler da Silva e Gabriel Augusto Monteiro.

Também entrou em discussão a ‘Atuação do Médico Veterinário na Saúde Pública – porque podemos fazer a diferença’, com o especialista Carlos Roberto Santini; ‘Nutrição Mineral em Bovinos’, ministrado pelo médico veterinário Willian Conti Martins; ‘Oncologia em Animais de Companhia’, com a professora da Unipar, Thais Zamarian; e ‘Resistência Microbiana e as Superbactérias’, com a professora Luciane dos Santos, da USP.

Outros temas que despertaram interesse dos participantes foram ‘Inovações em Sanidade na Produção Animal’, abordado pelo médico veterinário Gedson de Moraes, da empresa Inovavet; ‘Atualidades em Equinocultura’, com Fernanda Costa, da *Fairys Country Ranch’, de Xambrê; e ‘Deslocamento de Abomaso: Técnicas para correção, com Maurício Fanin, da Coopavel.

Para o coordenador da graduação, professorLuiz Rômulo, a Jornada foi um momento de integração e de muita troca de conhecimentos, o que contribuiu para a formação dos estudantes.

“Nosso propósito é incetivar os estudantes a participar de outras atividades, além daquelas desenvolvidas nas aulas teóricas e práticas. E como a medicina veterinária tem inumeras áreas de atuação, surge a necessidade de um encontro como este, onde o contato direto do aluno com profissionais experientes abre novos horizontes para a área científica e o mercado de trabalho”.

Os professores Ranulfo Piau - representando a coordenadora do mestrado em Ciência Animal, professora Daniela Dib - e Ana Paula Cruz, coordenadora multicampi do Pró-Magíster, e o delegado do Conselho Regional de Medicina Veterinária, médico veterinário Paulo Sala, prestigiaram o evento.

Redes sociais>