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NOTÍCIA

Pesquisa aponta baixa qualidade no atendimento do comércio em Umuarama

Publicado em: 15/05/2013 às 17:00

No estudo realizado em parceria com o Procon, estudantes de Administração entrevistaram 390 pessoas

Estudante Gabriel Borges Ferreira entrevista consumidor no centro da cidade

Em parceria com o Procon, o curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar realizou uma pesquisa para avaliar o perfil e o comportamento do consumidor de Umuarama. O levantamento foi realizado via Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento Empresarial, projeto de extensão da graduação.

Com um questionário de 37 perguntas, de múltipla escolha, o grupo percorreu o centro e bairros da cidade. De acordo com a professora Ana Paula de Lima, que coordenou os trabalhos, 390 pessoas foram entrevistadas.

“Fizemos perguntas como idade, escolaridade, renda familiar, com que frequência a pessoa faz compras, se consulta o preço antes de comprar, se costuma comprar pela internet e qual tipo de produto procura, forma de pagamento, percepção em relação ao atendimento do vendedor, qualidade no atendimento do comércio, se já procurou o Procon para fazer reclamação, qual o grau de satisfação em relação ao atendimento do Procon”, explica a docente.

Segundo ela, dos 390 questionários aplicados, 275 foram selecionados para avaliação. E os números são preocupantes (ver quadro). “Mostram que o atendimento no comércio deixa a desejar e que os empresários precisam capacitar melhor seus funcionários, pois é o cliente que puxa toda a cadeia produtiva; se ele não comprar, a empresa não obtém lucro”, ressalta a professora.

Ela acrescenta ainda que a maior porcentagem da pesquisa refere-se à discriminação por parte do vendedor. “Esse dado é preocupante. Verificamos que muitos vendedores julgam o cliente pela aparência e essa atitude acaba interferindo no resultado das vendas e da empresa como um todo”.

Diante disso, o coordenador do curso de Administração da Unipar, professor João Codato, faz um alerta aos empresários da cidade. “Percebemos que o consumidor está cada vez mais exigente. Muitas vezes, ele prefere pagar um pouco mais e, assim, ter um melhor atendimento; isso foi percebido no estudo e deve ser combatido”. Ele também chama à atenção para as compras on-line, uma forte concorrente: “Os donos de estabelecimentos comerciais devem ficam atentos, pois muitas pessoas preferem comprar pela internet pela facilidade, comodidade, preço menor e até pelas melhores condições de pagamento”.

A pesquisa contou com a participação de 14 estudantes do curso. “Foi uma experiência gratificante participar desse trabalho. Aprendi como se realiza uma pesquisa e, ao mesmo tempo, vivenciei teorias estudadas em sala de aula, como ficar atento às exigências do consumidor”, conta Gabriel Borges Ferreira, que está no último ano da graduação.

O resultado da pesquisa será apresentado neste mês pelo Procon, órgãos e sindicatos que representam as empresas de Umuarama.

Números

Dos 390 questionários aplicados pela pesquisa do curso de Administração da Unipar, 275 foram selecionados para avaliação. Em relação ao atendimento no comércio, o resultado apontou que 27,27% dos entrevistados perceberam discriminação do vendedor pela aparência do cliente; 20,73% disseram que há ausência do vendedor na hora da compra; 16,36% notaram falta de vontade no fornecimento de informações; 15,27% observaram abordagem inadequada; 10,91% afirmaram falta de conhecimento do vendedor sobre produtos, promoções e condições de pagamento; e 9,49% declararam que os vendedores são mal humorados.

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