UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Bom público no 4º Fórum do Egresso do curso de Nutrição

Publicado em: 14/05/2013 às 15:40

Marketing e mercado de trabalho foram assuntos amplamente discutidos

Professor Kellerman Godarth durante palestra
Egressa Flávia Santian
Egressa Marlene Casanova
Fórum atraiu grande público

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu o 4º Fórum do Egresso do curso de Nutrição. A Instituição abriu espaço para ex-alunos voltarem à sala de aula e contar suas experiências profissionais. É uma forma de motivar os acadêmicos, demonstrando as oportunidades que existem no mercado de trabalho.

A Instituição formou até o momento 178 nutricionistas, que estão atuando em diversos segmentos como clínicas, hospitais, instituições e escolas. Durante o encontro, os participantes assistiram a uma palestra com o professor Kellerman Godarth, do curso de Administração, que falou sobre Marketing e Empregabilidade para o Sucesso do Profissional Nutricionista.

A professora Vivian França, coordenadora do curso de Nutrição, afirma que o evento é importante para mostrar aos atuais estudantes os possíveis caminhos que podem ser percorridos depois da graduação. De acordo com ela, o profissional vem sendo cada vez mais valorizado na sociedade.

As opções são amplas, possibilitando que o nutricionista atue na área de nutrição clínica, em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, bancos de leite humano; na área de alimentação coletiva, como creches e escolas, restaurantes comerciais e industriais, hotéis; na área de saúde coletiva, unidades básicas de saúde, vigilância sanitária e defesa do consumidor.

Flávia Santian, moradora de São Lourenço do Oeste (SC), era formada em Administração e tinha pós em Marketing, quando decidiu cursar Nutrição. “No último ano do curso, com muita dificuldade, principalmente financeira, pois passei a depender dos meus pais, fiz o estágio”, conta.

Ela salienta que o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) foi focado na construção de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), planejando a implantação da estrutura física, verificando as dificuldades financeiras, de negociação com fornecedores, administração dos custos, escolha de empregados, entre outros.

“Minha formatura foi no dia 15 de janeiro de 2010 e abri minha clínica cozinha industrial três dias depois”, orgulha-se. A ideia, segundo Flávia, era atender os pacientes e, ao mesmo tempo, elaborar a refeição do almoço personalizada. “Iniciei com um fogão de seis bocas e mais uma cozinheira, produzindo 10 marmitas no primeiro dia. Fui de casa em casa distribuir panfletos, fizemos uma ampla divulgação, dentro de um mês estávamos produzindo 50 marmitas diárias. Hoje, são mais de 100”, fala.

Oportunidades

Marlene Mariza Casanova, moradora de Francisco Beltrão, se formou em janeiro deste ano. Com o canudo na mão começou a procurar emprego. Algumas oportunidades surgiram logo no início. A primeira proposta foi para atuar na área de cozinha industrial, mas ela teria que mudar para outra região e acabou desistindo. “Atualmente eu atuo em uma clínica, com atendimento focado em pacientes com patologias como colesterol, diabetes, intolerância à lactose, ao glúten, reeducação alimentar e acompanhamento personalizado para redução de peso”, conta. Além disso, a nutricionista acompanha estudantes em uma escola, elaborando cardápio e treinando merendeiras que preparam a merenda escolar. “Pesamos e medimos todos os alunos e fizemos para a avaliação nutricional. Também trabalhamos a conscientização com a família para que a mudança de hábitos alimentares comece dentro de casa com apoio dos pais”, ressalta. Ela acredita que para o profissional ter sucesso precisa buscar conhecimento incessantemente para se manter atualizado.

Redes sociais>