Você está aqui: Notícias > Guaíra: Ações de Enfermagem beneficiam Exército e comunidade
Guaíra: Ações de Enfermagem beneficiam Exército e comunidade
Publicado em: 13/05/2013 às 16:00
Equipes realizaram vacinação, conheceram os serviços do CAPS e realizaram mostra de trabalho
Aliar teoria à prática, proporcionando mais conhecimentos aos estudantes e, ao mesmo tempo, promovendo melhoria de qualidade de vida. Essa é a finalidade das ações sociais promovidas pelos cursos da Universidade Paranaense – Unipar. As atividades beneficiam centenas de pessoas em escolas, empresas e entidades assistenciais.
Recentemente, as turmas de Enfermagem da Unidade de Guaíra ofereceram serviços, orientações e apresentaram trabalhos. No 34º Batalhão, levaram ações da primeira etapa do projeto de ‘Imunização’. Na oportunidade, a equipe realizou vacinação contra a gripe, tétano e hepatite, beneficiando dezenas de militares. A campanha segue durante todo ano, com vacinações também contra a febre amarela e tríplice viral.
Em outra ação, estagiários do Pronto Atendimento Escola visitaram o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Vigilância em Saúde do Município. Com o objetivo de conhecer os serviços que são desenvolvidos nesses setores, os futuros enfermeiros percorreram as unidades, tiraram dúvidas e aprenderam as funções do enfermeiro dentro destes setores.
Na Unipar, mostra de trabalhos científicos também fez parte das ações. Estudantes apresentaram estudos com o tema ‘Auditoria’, em vídeo, demonstrando a supervisão do enfermeiro auditor no acompanhamento de um procedimento da enfermagem. A importância da auditoria na área da saúde e o perfil do enfermeiro auditor e suas competências também foram abordados durante a apresentação.
Em outro tema, equipes abordaram ‘Infecção Hospitalar’, onde apresentaram algumas técnicas de procedimento sobre as formas de possíveis contaminações que podem causar infecções, e ressaltaram as formas de prevenir infecções.
“Apresentação de trabalhos proporciona discussões em grupos, o que oferece ao futuro enfermeiro o conhecimento teórico e o exercício das habilidades de comunicação e da autonomia. Nessas ações, além de beneficiar a comunidade com promoção da saúde, estamos contribuindo para que nosso estudante tenha uma formação sólida”, enfatiza a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia.