UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo lança Centro de Desenvolvimento do Paradesporto

Publicado em: 10/05/2013 às 17:00

No projeto, novas modalidades esportivas, além do HCR, vão contemplar pessoas com deficiência visual, auditiva e motora

Lideranças políticas, profissionais ligados ao esporte e atletas acompanharam a cerimônia de lançamento
Lideranças e atletas posam para foto
Equipes de diversas cidades participaram da primeira etapa do Paranaense de HCR
Equipes de diversas cidades participaram da primeira etapa do Paranaense de HCR
Equipes de diversas cidades participaram da primeira etapa do Paranaense de HCR

Com verba garantida pela Lei de Incentivo ao Esporte e do Criança Esperança, a cidade de Toledo está comemorando o lançamento de um importante projeto de cunho social, o Centro de Desenvolvimento do Paradesporto. Lançado na Universidade Paranaense – Unipar em cerimônia presidida pelo prefeito do município e outras lideranças, o Centro vem para reforçar as metas de promover saúde e socialização das pessoas portadoras de deficiência e de investir na formação de atletas de rendimento no paradesporto.

À frente dos trabalhos está a Atacar (Associação Toledense dos Atletas em Cadeiras de Rodas), a Prefeitura de Toledo e a Unipar – considerada “mãe” do projeto por ter, no ano de 2000, começado a desenvolver atividades nesta área com o projeto de extensão universitária do curso de Educação Física chamado AMA (Atividades Motoras Adaptadas). Com o projeto ganhando credibilidade, vieram outros parceiros e patrocinadores, como a Volvo, a Oi e a indústria de medicamentos Prati-Donaduzzi. Hoje, tornou-se referência nacional.

O Centro, que terá polos para expansão do projeto na região, vai oferecer novas modalidades esportivas para pessoas com deficiência intelectual, visual, auditiva e motora. Além do handebol em cadeira de rodas e do parabadminton, que já acontece com grande competência e respaldado em ciência produzida na Unipar, os atletas terão para praticar goalball, capoeira, karatê, natação, atletismo, handebol e dança. A sede para as atividades será o Ginásio de Esportes da Unipar. Estudantes e professores de Educação Física já se preparam para essa missão.

“Com a ampliação desse projeto vamos abrir mais portas para o esporte adaptado; a pessoa com deficiência poderá se adequar e desfrutar mais do esporte, que tanto benefícios nos traz”, ressalta a presidente da Atacar, Edna Zanetti, que é cadeirante. “Isso só foi possível graças à parceria das empresas e instituições, como a Unipar, que acreditam nesta ação”, complementou, emocionada.

Ela destaca com empolgação, também, a conquista, via CDP, do auxílio financeiro para quem for se dedicar integralmente ao esporte. “Ao longo do ano, os 20 atletas que integram a equipe de HCR da Atacar receberão bolsa mensal para que continuem treinando e representando a cidade em diversas competições. Isso é muito bom para todos”.

Para o presidente da Abrhacar (Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas), professor Décio Calegari, a implantação do Centro reflete o momento promissor que o Estado vive nessa área do esporte: “A implantação de projetos pelo Governo do Estado na modalidade consolida o Paraná como uma liderança no Brasil. E, nesse cenário, o trabalho desenvolvido pela Unipar, especificamente no HCR, é fantástico. O resultado pode ser visto nas competições nacionais, pois já temos vários atletas competindo por São Paulo e outros estados”.

Segundo ele, o CDP de Toledo vai dar grandes frutos: “A junção de investimento no paraesportista de ponta à formação de novos para-atletas, trabalho que caminha junto com o desenvolvimento de pesquisas na Universidade Paranaense, vai resultar em expressiva qualidade, projetando nosso Estado não só como um celeiro, mas numa potência nacional do esporte adaptado”.

Homenagem

Em seu discurso, o prefeito Luiz Adalberto Pagnussatti afirmou que esse momento é histórico para o município. “O lançamento do CDP vem coroar todo o processo que vivemos ao longo dos anos, no município, no esporte adaptado; é um avanço na inclusão social”, sentenciou. Elogiando a precursora de tudo, a Unipar, também destacou: “Somos gratos pela iniciativa dos envolvidos, principalmente a Unipar, que desenvolve diversas ações na nossa cidade, não só no esporte, mas, também, em outras áreas. E nós, enquanto poder público, temos a obrigação de apoiar empreendimentos como esse, que buscam mudar a vida das pessoas para melhor”.

Durante o lançamento, os atletas prestaram homenagem ao ex-diretor da Unipar, professor Leonildo Baggio, que foi um dos maiores incentivadores do paradesporte e da Atacar, em Toledo.

A cerimônia de inauguração do CDP aconteceu no intervalo dos jogos da primeira etapa do 5º Campeonato Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas. A competição reuniu equipes e torcedores de várias cidades. O time da Atacar foi o grande vencedor nas três categorias disputadas: masculino, feminino e misto.

Redes sociais>