Você está aqui: Notícias > Toledo lança Centro de Desenvolvimento do Paradesporto
Toledo lança Centro de Desenvolvimento do Paradesporto
Publicado em: 10/05/2013 às 17:00
No projeto, novas modalidades esportivas, além do HCR, vão contemplar pessoas com deficiência visual, auditiva e motora
Com verba garantida pela Lei de Incentivo ao Esporte e do Criança Esperança, a cidade de Toledo está comemorando o lançamento de um importante projeto de cunho social, o Centro de Desenvolvimento do Paradesporto. Lançado na Universidade Paranaense – Unipar em cerimônia presidida pelo prefeito do município e outras lideranças, o Centro vem para reforçar as metas de promover saúde e socialização das pessoas portadoras de deficiência e de investir na formação de atletas de rendimento no paradesporto.
À frente dos trabalhos está a Atacar (Associação Toledense dos Atletas em Cadeiras de Rodas), a Prefeitura de Toledo e a Unipar – considerada “mãe” do projeto por ter, no ano de 2000, começado a desenvolver atividades nesta área com o projeto de extensão universitária do curso de Educação Física chamado AMA (Atividades Motoras Adaptadas). Com o projeto ganhando credibilidade, vieram outros parceiros e patrocinadores, como a Volvo, a Oi e a indústria de medicamentos Prati-Donaduzzi. Hoje, tornou-se referência nacional.
O Centro, que terá polos para expansão do projeto na região, vai oferecer novas modalidades esportivas para pessoas com deficiência intelectual, visual, auditiva e motora. Além do handebol em cadeira de rodas e do parabadminton, que já acontece com grande competência e respaldado em ciência produzida na Unipar, os atletas terão para praticar goalball, capoeira, karatê, natação, atletismo, handebol e dança. A sede para as atividades será o Ginásio de Esportes da Unipar. Estudantes e professores de Educação Física já se preparam para essa missão.
“Com a ampliação desse projeto vamos abrir mais portas para o esporte adaptado; a pessoa com deficiência poderá se adequar e desfrutar mais do esporte, que tanto benefícios nos traz”, ressalta a presidente da Atacar, Edna Zanetti, que é cadeirante. “Isso só foi possível graças à parceria das empresas e instituições, como a Unipar, que acreditam nesta ação”, complementou, emocionada.
Ela destaca com empolgação, também, a conquista, via CDP, do auxílio financeiro para quem for se dedicar integralmente ao esporte. “Ao longo do ano, os 20 atletas que integram a equipe de HCR da Atacar receberão bolsa mensal para que continuem treinando e representando a cidade em diversas competições. Isso é muito bom para todos”.
Para o presidente da Abrhacar (Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas), professor Décio Calegari, a implantação do Centro reflete o momento promissor que o Estado vive nessa área do esporte: “A implantação de projetos pelo Governo do Estado na modalidade consolida o Paraná como uma liderança no Brasil. E, nesse cenário, o trabalho desenvolvido pela Unipar, especificamente no HCR, é fantástico. O resultado pode ser visto nas competições nacionais, pois já temos vários atletas competindo por São Paulo e outros estados”.
Segundo ele, o CDP de Toledo vai dar grandes frutos: “A junção de investimento no paraesportista de ponta à formação de novos para-atletas, trabalho que caminha junto com o desenvolvimento de pesquisas na Universidade Paranaense, vai resultar em expressiva qualidade, projetando nosso Estado não só como um celeiro, mas numa potência nacional do esporte adaptado”.
Homenagem
Em seu discurso, o prefeito Luiz Adalberto Pagnussatti afirmou que esse momento é histórico para o município. “O lançamento do CDP vem coroar todo o processo que vivemos ao longo dos anos, no município, no esporte adaptado; é um avanço na inclusão social”, sentenciou. Elogiando a precursora de tudo, a Unipar, também destacou: “Somos gratos pela iniciativa dos envolvidos, principalmente a Unipar, que desenvolve diversas ações na nossa cidade, não só no esporte, mas, também, em outras áreas. E nós, enquanto poder público, temos a obrigação de apoiar empreendimentos como esse, que buscam mudar a vida das pessoas para melhor”.
Durante o lançamento, os atletas prestaram homenagem ao ex-diretor da Unipar, professor Leonildo Baggio, que foi um dos maiores incentivadores do paradesporte e da Atacar, em Toledo.
A cerimônia de inauguração do CDP aconteceu no intervalo dos jogos da primeira etapa do 5º Campeonato Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas. A competição reuniu equipes e torcedores de várias cidades. O time da Atacar foi o grande vencedor nas três categorias disputadas: masculino, feminino e misto.