UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Engenharia Civil amplia conhecimento em visita à Usina de Itaipu

Publicado em: 10/05/2013 às 14:00

Na oportunidade, os estudantes também fizeram tour pelas Cataratas do Iguaçu

Turma aprecia a beleza natural das Cataratas do Iguaçu
Turma aprecia a beleza natural das Cataratas do Iguaçu
Estudantes visitam interior da Itaipu Binacional
Estudantes visitam interior da Itaipu Binacional
Estudantes visitam interior da Itaipu Binacional
Estudantes visitam interior da Itaipu Binacional

Visita técnica a Foz do Iguaçu integrou as turmas de 1ª a 4ª série do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, que conheceram a Usina Binacional de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu. O intuito foi promover o conhecimento prático aliado ao aprendizado de sala de aula.

Os professores Marcelo Guimarães Ribeiro e Robson Luiz da Silva Maciel acompanharam os estudantes e descrevem que no Parque Nacional do Iguaçu a oportunidade foi ver as formações de basalto que deram origem às Cataratas. “Este tipo de formação se originou de um derramamento de lava vulcânica, que se estende por grande parte do terceiro planalto paranaense, dando origem ao solo da nossa região e local aonde nossas construções são ancoradas”, comenta Ribeiro, coordenador do curso.

Na Usina de Itaipu os alunos realizaram uma visita técnico-científica, onde foi apresentado aspectos da construção e operação da maior obra de engenharia do país. “A oportunidade de ver uma obra desta natureza e magnitude acaba por fomentar nos alunos o gosto pela Engenharia e a valorização da Engenharia Civil paranaense, que tem como exemplos de outros grandes feitos a estrada de ferro Curitiba – Paranaguá”, afirma.

Os estudantes apreciaram tudo. Valdinei Fonseca, da 1ª série, ficou entusiasmado pela beleza natural, enaltecendo o fato de as Cataratas serem a 7ª Maravilha do mundo moderno. Quanto à Usina, diz que achou muito interessante a construção das turbinas, que se deu de duas a três por ano, até chegar ao total de vinte. “A hidrelétrica é um modelo do trabalho do engenheiro, que mostra a importância do interesse e dos bons planejamentos na construção”, destaca.

Para Márcia Camapum, também da 1ª série, a visita proporcionou um maior conhecimento da área de atuação, vislumbrado além da sala de aula. Ela enfatiza que visitas técnicas enriquem e ampliam a visão de trabalho do profissional, sendo essa prática um dos diferenciais do curso de Engenharia Civil da Unipar: “É extremamente valoroso o contato com uma construção grandiosa, como a estrutura da Usina, seu interior e comando central”.

Redes sociais>