Você está aqui: Notícias > Umuarama: Mais dois cursos de pós-graduação iniciam atividades
Umuarama: Mais dois cursos de pós-graduação iniciam atividades
Publicado em: 09/05/2013 às 14:00
Coordenadores de Enfermagem em Oncologia e Gestão Social em Políticas Públicas deram boas-vindas aos profissionais
Com muita animação e otimismo, mais dois cursos de especialização iniciciaram suas atividades na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade-Sede. Profissionais de Umuarama e região compõem as novas turmas de Enfermagem em Oncologia e Gestão Social em Políticas Públicas.
Os novos pós-graduandos foram recepcionados pelas coordenadoras. A professora Jaqueline Shirabayashi deu boas-vindas à turma de Enfermagem em Oncologia, destacando os objetivos e as vantagens de se fazer a especialização.
Informou a coordenadora que, além de se centrar em estudos importantes relacionados à área, como fisiopatologia e morfologia do câncer, diagnóstico, tratamento, farmacovigilância, e discutir conhecimentos básicos sobre cuidados de enfermagem e educação em saúde, o projeto pedagógico do curso prioriza debates sobre legislação, biossegurança, epidemiologia e políticas públicas em oncologia e incentiva vivências práticas.
Antes da primeira aula, os profissionais assistiram à palestra do presidente do Conselho Fiscal do Hospital do Câncer de Cascavel e Umuarama, Wilson Riedlinger, que falou sobre prevenção e diagnóstico de diversos tipos de câncer, bem como do processo de construção do hospital. Em seguida, a professora Érica Pereira abordou a disciplina ‘Assistência de Enfermagem ao Paciente Oncológico’.
A turma de Gestão Social em Políticas Públicas foi recebida pela coordenadora Gislaine Ramires, que desejou sucesso a todos nesta nova etapa da carreira profissional, destacando os conteúdos importantes que irão trabalhar ao longo das 360 horas/aula.
Esta especialização também se destaca entre as mais importantes lançadas este ano, na Unidade de Umuarama. Com os programas do Governo Federal empenhados na erradicação da pobreza, cresce a demanda por profissionais. “O momento pede capacitação”, alertou a coordenadora ao apresentar as propostas do curso.
Entre elas estão estudos aprofundados ligados a planejamento e financiamento da política pública e seus projetos sociais asseguradores de direitos dos cidadãos. Também direciona o foco para o trabalho como protoforma do ser social, já debatido na primeira aula ‘Trabalho e Questão Social’, ministrada pela docente Elmides Araldi.