Você está aqui: Notícias > Cascavel: Desfile de Moda marca comemorações dos dez anos do curso
Cascavel: Desfile de Moda marca comemorações dos dez anos do curso
Publicado em: 03/05/2013 às 17:00
Inspirados em filmes, looks foram reproduzidos com materiais alternativos e abrilhantaram noite
Luz, câmera, ação. No estilo de gravações cinematográficas foi realizado o desfile conceitual do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. Trinta looks foram confeccionados, todos com materiais alternativos e inspiradas em personagens emblemáticos da 7ª arte. As produções foram da turma do 1º ano. Trilha sonora, passarela e decoração ficaram a cargo da turma 2º ano.
Na passarela foram exibidas releituras dos filmes A duquesa, A fantástica fábrica de chocolate, Anna Karenina, American Pie, Alice no país das maravilhas, Bonequinha de luxo, Branca de neve e o caçador, Cisne Negro, Crepúsculo, Espelho, espelho meu, Laranja mecânica, Tinker Bell e o segredo das fadas, O diabo veste Prada, O mágico de OZ, Os vingadores e Vestida para casar.
A atividade foi proposta na disciplina de Pesquisa de Moda e Laboratório de Criação, ministrada pelo professor Gilberto Alves. E a matéria-prima foi o arame, pluma, vidro, guarda-chuva, papel higiênico, filtro de coar café, espelho, bambu, cortina para box de banheiro, entre outros materiais.
O objetivo foi mostrar o dinamismo do curso, que comemora dez anos, e alinhar conhecimento à competência exigida pelo cenário atual do mercado da moda. A coordenadora do curso, professora Ana Paula Pereira, enfatiza que os produtos foram criados a partir do conceito de design de transformação.
Os figurinos chamaram a atenção, pela criatividade e ousadia. A plateia aprovou e aplaudiu. A estudante de História, Mayara Camargo, disse que foi interessante e diferente: “Percebemos que os alunos se dedicaram bastante e abusaram de materiais inovadores; adorei o vestido confeccionado com pipoca”.
Glamorosa, a adaptação do modelo de festa da personagem Miranda Priestly, no filme O diabo veste Prada, arrasou. A estudante responsável pela criação, Cirlei Tshirose, conta que assistiu ao episódio várias vezes: “Vi as imagens e pensei no material, tendo como desafio o fato de não poder usar tecido. A confecção da saia com cauda foi o detalhe mais trabalhoso, tendo em vista que o material principal utilizado foi a lona plástica e o diferencial da peça era o caimento”.