UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de História marca presença na festa de 25 anos do MIS

Publicado em: 26/04/2013 às 10:50

Comemoração foi com exposição fotográfica, aberta até o dia 31 de maio

Exposição fotográfica marca encontro de aniversário do MIS
Exposição fotográfica marca encontro de aniversário do MIS
Exposição fotográfica marca encontro de aniversário do MIS
Exposição fotográfica marca encontro de aniversário do MIS

O aniversário dos 25 anos do MIS (Museu da Imagem e do Som) em Cascavel, celebrado no domingo, 21, foi comemorado na última sexta feira, com a participação de pioneiros, professores e acadêmicos, além do secretário de Cultura, Valdecir Nath, e da secretária anterior da pasta, Teresinha Braga.

O curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, que é parceiro do MIS no projeto Memória Viva – A visão dos pioneiros, se fez presente com os docentes Fausto Irschlinger, Leodefane Bispo e Vladimir Medeiros.

A coordenadora do MIS, Silvia Prado, conta que foi um momento especial, em que todos se reuniram com a finalidade de participar do Programa Vitrine, da TV Tarobá. Fotos sem identificação também foram disponibilizadas para que os pioneiros ajudassem no reconhecimento.

Em especial, a data foi embalada pela exposição de fotos que marcaram épocas, a qual ficará aberta para visitação até o dia 31 de maio. No próximo mês, a mostra ficará na Unipar, de forma itinerante, para que mais pessoas possam apreciar a história contada por meio de imagens do cotidiano, nos aspectos automobilístico, político, econômico, ciclo da madeira, entre outros.

“O Museu da Imagem e do Som é seguramente um arcabouço de informação e que a partir de seu acervo, tem um valor inestimável, que contribui com o trabalho de pesquisadores e com a imprensa, em questões como cultura, educação e esporte”, afirma Silvia.

A coordenadora enfatiza que esse reconhecimento e valorização resultam da parceria com professores de História, historiadores, universidades e faculdades. “A nossa grande riqueza sempre será a valorização da história; sempre imagino que é possível contar uma boa história a partir de uma foto”, observa.

O público também pode acessar fotos da trajetória de Cascavel no site Portal de Cascavel. Para quem deseja visitar, o Museu esta instalado no prédio do Centro Cultural Gilberto Mayer, na Rua Duque de Caxias, 376.

História

A instituição museológica contou com a iniciativa de Xico Tebaldi, fotógrafo que trabalhou para a prefeitura de Cascavel por muitos anos, agregando inúmeros registros iconográficos oficiais, que, anexados a imagens do cotidiano, adquiridas com a população, formam o acervo inicial do museu. Trata-se de um trabalho de resgate e preservação da memória artístico-cultural e histórica da região. Atualmente o Museu da Imagem e do Som conta com um valoroso acervo de aproximadamente 50 mil itens, entre eles fotografias, negativos, fitas de vídeo, slides, filmes. Os objetos remontam o período da colonização e desenvolvimento de Cascavel, trazem consigo um valor histórico inestimável, tornando-os imprescindíveis para o fomento das futuras pesquisas sobre a cidade.

Redes sociais>