Você está aqui: Notícias > Defesa do Mestrado em Biotecnologia é realizada em Cascavel
Defesa do Mestrado em Biotecnologia é realizada em Cascavel
Publicado em: 19/04/2013 às 10:40
Programa oferecido em Umuarama concede o título de mestre à bióloga Adriana Scherloski
Estudo realizado na Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola), em Cascavel, foi tema da dissertação de mestrado da bióloga Adriana Scherloski, aluna do programa de pós-graduação stricto sensu em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, oferecido pela Universidade Paranaense – Unipar.
A defesa foi realizada na Unidade de Cascavel, com o apoio do setor de pós-graduação. A pesquisa, intitulada ‘Validação de marcadores microssatélites para resistência do trigo à giberela’, analisou vinte marcadores, validando quatro - dois no cromossomo 3B, um no 5A e um no 6B.
“O resultado constatou que nas linhagens e cultivares de trigos do Brasil que foram utilizadas, os marcadores validados podem fornecer informações necessárias para os programas de melhoramento genético do produto, que visam obter uma variedade resistente à giberela, a mais importante doença que produz micotoxina nos grãos”, explica.
O orientador da pesquisa foi o professor doutor Ivan Schuster, que compôs a banca avaliadora junto com as doutoras Tatiane Montecelli e Silvia Hulse de Souza. O docente destaca que foi possível identificar genes presentes em variedades que têm resistência maior, frisando a importância dos marcadores de DNA na obtenção de variedades resistentes de forma mais rápida.
Sobre o programa, a estudante defende a grandiosidade de realizar seu projeto na Coodetec, tendo contato com a rotina de uma empresa voltada à pesquisa, além da interação com profissionais de outras áreas. Após receber o título de mestre, Adriana já ingressou no programa de doutorado em Genética e Melhoramento da UEM (Universidade Estadual de Maringá).