UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Defesa do Mestrado em Biotecnologia é realizada em Cascavel

Publicado em: 19/04/2013 às 10:40

Programa oferecido em Umuarama concede o título de mestre à bióloga Adriana Scherloski

Adriana Scherloski posa para foto ladeada por professores

Estudo realizado na Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola), em Cascavel, foi tema da dissertação de mestrado da bióloga Adriana Scherloski, aluna do programa de pós-graduação stricto sensu em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, oferecido pela Universidade Paranaense – Unipar.

A defesa foi realizada na Unidade de Cascavel, com o apoio do setor de pós-graduação. A pesquisa, intitulada ‘Validação de marcadores microssatélites para resistência do trigo à giberela’, analisou vinte marcadores, validando quatro - dois no cromossomo 3B, um no 5A e um no 6B.

“O resultado constatou que nas linhagens e cultivares de trigos do Brasil que foram utilizadas, os marcadores validados podem fornecer informações necessárias para os programas de melhoramento genético do produto, que visam obter uma variedade resistente à giberela, a mais importante doença que produz micotoxina nos grãos”, explica.

O orientador da pesquisa foi o professor doutor Ivan Schuster, que compôs a banca avaliadora junto com as doutoras Tatiane Montecelli e Silvia Hulse de Souza. O docente destaca que foi possível identificar genes presentes em variedades que têm resistência maior, frisando a importância dos marcadores de DNA na obtenção de variedades resistentes de forma mais rápida.

Sobre o programa, a estudante defende a grandiosidade de realizar seu projeto na Coodetec, tendo contato com a rotina de uma empresa voltada à pesquisa, além da interação com profissionais de outras áreas. Após receber o título de mestre, Adriana já ingressou no programa de doutorado em Genética e Melhoramento da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Redes sociais>