UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Mestranda em Biotecnologia defende dissertação

Publicado em: 31/03/2010 às 16:37

Patrícia Chapla foi orientada pelo professor Ivan Schuster, em pesquisa que teve como foco prever a qualidade da farinha de trigo em variados ambientes de cultivo

Patrícia defende dissertação e é titulada mestre
Banca avalia dissertação na área de bioquímica e bioteconologia

Sempre no incentivo da educação continuada, a UNIPAR oferece cursos de pós-graduação e de mestrado em várias áreas do conhecimento. Recentemente, duas defesas do programa stricto sensu em Biotecnologia Aplicada à Agricultura foram realizadas no Campus de Cascavel.

Uma delas teve como autora a mestranda Patrícia Chapla, que avaliou a estabilidade da qualidade de grãos de trigo para farinha em diferentes ambientes de cultivo e o uso da avaliação de gluteninas, para prever a qualidade da farinha de trigo.

O objetivo da pesquisa foi estabelecer um método de seleção de linhagens de trigo, baseado na composição do glúten avaliado no grão, para obter variedades com melhor qualidade de farinha. Segundo o professor orientador, Ivan Schuster, o desafio foi estabelecer um método, em que ao avaliar apenas a metade de um grão de trigo, seja possível prever a qualidade da farinha que uma determinada variedade produzirá.

Professor e aluna ressaltam que o resultado permitiu prever a qualidade e a estabilidade da qualidade da farinha, a partir da metodologia ajustada. Também informam que o processo está sendo implantada como rotina no programa de melhoramento de trigo da Coodetec.

“O estudo é importante por permitir que os programas de melhoramento de trigo comecem a selecionar as plantas para qualidade de farinha, mesmo quando ainda não possuem quantidade de sementes suficiente para produzir farinha”, justifica o orientador. “Com apenas metade de uma semente, a análise já pode ser feita”.

Conforme o professor, a etapa seguinte é converter os marcadores de proteína em marcadores de DNA. Para Patrícia, a experiência é gratificante: “A expectativa de agregar novos conhecimentos e ampliar as relações na área da educação e da pesquisa estimula um docente a buscar novos caminhos. Tenho plena convicção de que o conhecimento adquirido no curso trará melhorias para a minha atividade profissional”.

A mestranda ressalta que a UNIPAR contribuiu desde o inicio, com os programas de pesquisa PIC (Programa de Iniciação Científica) e PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica): “Quando você participa desenvolvendo uma pesquisa é diferente de quando você olha de fora. A oferta do mestrado é mais uma opção para quem está interessado em se especializar”.

A professora da UNIPAR, Dra. Elisa Serra Negra Vieira, e o pesquisador da Coodetec, Dr. Volmir Sérgio Marchioro, também compuseram a banca avaliadora.

Redes sociais>