Você está aqui: Notícias > Cascavel: Aula Magna foca normas para prevenção de incêndio
Cascavel: Aula Magna foca normas para prevenção de incêndio
Publicado em: 18/04/2013 às 10:30
Reunindo estudantes de Arquitetura e Engenharia, evento destacou Código de Segurança contra Incêndio e Pânico
Em parceria, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar realizaram a primeira Aula Magna do ano, da Unidade de Cascavel. O tema da palestra foi ‘Prevenção e Segurança contra incêndio e pânico’, ministrado pela aspirante oficial do 4º Agrupamento de Bombeiros, Ericka Ramos.
O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, abriu o evento. Ele enalteceu os cursos como profissões tendência do mercado, incentivando os estudantes a assumirem valor, respeito e comprometimento com a área de ensino escolhida e a Instituição.
A aspirante oficial do BM iniciou seu discurso com a definição do termo prevenção, significando um conjunto de medidas que visam evitar ou dificultar a propagação do incêndio, permitir que os ocupantes saiam da área de risco em segurança e dar acesso para as operações do Corpo de Bombeiros.
Na palestra, também foi pontuado sobre a execução do trâmite do plano de segurança no âmbito da corporação e sobre o novo CSCIP/11 (Código de Segurança contra Incêndio e Pânico) do CB-PMPR. “O novo Código não prevê apenas a aprovação de um Projeto de Incêndio, mas de um Planejamento total da edificação, tanto na sua construção, quanto na sua utilização”, destacou.
Outra informação de interesse para a classe foi sobre como é realizada a vistoria de um projeto e emitido o certificado de aprovação de vistoria, lembrando exigências básicas das edificações: extintores de incêndio, iluminação de emergência, sinalização de emergência, brigada de incêndio, hidrantes e saída de emergência.
Para encerrar, a aspirante expôs as funções do Serviço de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, como regulamentar as medidas de segurança contra incêndio e pânico; credenciar seus oficiais e praças; analisar o plano de segurança contra incêndio e pânico das edificações e áreas de risco; realizar vistoria nas edificações e áreas de risco; expedir e cassar documentos (LVE, CVE, RE); e emitir consultas técnicas e pareceres técnicos.