Você está aqui: Notícias > Cascavel: Unipar leva serviços à população no Dia Mundial da Saúde
Cascavel: Unipar leva serviços à população no Dia Mundial da Saúde
Publicado em: 12/04/2013 às 10:20
Ação ofereceu orientações e serviços como teste de glicemia e autoexame das mamas
A Universidade Paranaense – Unipar participou nesta segunda e terça-feira da Semana da Saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel e Amic (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná). O evento, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, foi realizado no calçadão da avenida Brasil e atendeu cerca de oito mil pessoas.
O curso de Enfermagem ofereceu o teste rápido de glicemia, aferição da pressão arterial, informações sobre a hepatite B e C e orientações sobre o câncer de mama e autoexame. Atividades foram organizadas pelo Prove (Programa de Valorização da Educação), em parceria com o PAEE (Pronto Atendimento de Enfermagem Escola) e Unidade Básica de Saúde Escola, do bairro Aclimação.
O senhor Arivaldo da Silva, 57, relata que o evento cumpriu com o verdadeiro papel de um mutirão: “Toda a sociedade de mãos dadas pela saúde; aqui você se depara com a realidade da população, que recebe um alerta de cuidado com a saúde, podendo prevenir ou descobrir alguma enfermidade e tratá-la”.
Dona Maria Terezinha Frontino, 65, disse que participou nos dois dias e foi muito positivo: “É uma oportunidade maravilhosa, em que você cuida da saúde e da beleza e sai bem informada. Fico feliz que consegui uma das senhas para fazer o eletrocardiograma e não importa a hora que saio daqui, o importante é fazer o exame e de graça”.
Segundo os organizadores, cerca de vinte parceiros de segmentos diferentes contribuíram com os trabalhos. A população também teve direito ao teste rápido de HIV, realização de eletrocardiograma, avaliação bucal, teste de acuidade visual, além de técnicas de embelezamento, como corte de cabelo, maquiagem e serviços de manicure.
O Hemocentro de Cascavel fez coleta de sangue para doação e a prefeitura atuou com o recolhimento de lixo eletrônico. O trabalho dos agentes de endemias também movimentou o local, com informações sobre a evolução da dengue e formas de prevenção da doença.
O diretor comercial da Amic, Celso Bevilacqua, lembra que o foco principal é conscientizar para a prevenção da saúde: “Esse é um chamado que a Amic faz pela 4ª edição; um trabalho em conjunto com entidades privadas e públicas, visando melhoria da qualidade de vida e autoestima da população”.