UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Segurança dentro do laboratório é foco no curso de Biossegurança

Publicado em: 11/04/2013 às 13:00

Ministradas por professores, mestrandos e graduandos, palestras reuniram mais de cem participantes

Palestras abordaram a forma segura de como utilizar os equipamentos
Palestras abordaram a forma segura de como utilizar os equipamentos
Palestras abordaram a forma segura de como utilizar os equipamentos
Palestras abordaram a forma segura de como utilizar os equipamentos

No intuito de oferecer treinamento aos usuários de laboratório de Biologia Molecular, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou o 5º Curso de Biossegurança. Destinada a estudantes, professores e profissionais da área, a capacitação envolveu em torno de 110 participantes.

O evento foi promovido pelo mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Unipar em parceria com a CIBio/CTNBio (Comissão Interna de Biossegurança). À frente dos trabalhos esteve o presidente da CIBio e coordenador do mestrado, professor Neson Colauto.

As palestras, ministradas por professores, mestrandos e graduandos, abordaram a forma mais segura de se utilizar os equipamentos nos laboratórios e como se portar nesses ambientes. Sandra Regina falou sobre ‘Equipamentos de proteção individual e coletiva’; Odair Alberton discorreu sobre ‘Procedimentos de lavagem de vidrarias e materiais’; Douglas Dranguski, ‘Cuidados no preparo, armazenamento e descarte de soluções’; e Zilda Gazim, ‘Riscos ocupacionais devido à exposição a agentes químicos’.

O curso continuou com o mestrando Nelson Barros abordando ‘Autoclave: como utilizar de forma segura e eficiente’. ‘Materiais perfuro-cortantes’ ficou a cargo de Andréa Colauto. Para falar sobre ‘Biossegurança de plantas transgênicas’ foi convidada Silva Hulse. Outro tema que chamou atenção dos participantes foi ‘Biossegurança em animais de experimentação’, discutido por Lisiane de Almeida Martins, que também alertou quanto aos ‘Riscos e descarte de micro-organismos potencialmente patogênicos’.

‘Normas e procedimentos de biossegurança para manipulação de micro-organismos geneticamente modificados’, ministrado por Juliana Silveira do Valle, também entrou na pauta de atividades. Após cada tema, os participantes puderam esclarecer dúvidas e debater sobre o assunto.

Redes sociais>