UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Estudantes aderem à campanha e doam sangue

Publicado em: 11/04/2013 às 16:00

Veteranos e calouros praticaram o gesto de solidariedade para salvar vidas; campanha continua no Hemonúcelo

Mais de cem estudantes participaram da campanha de doação
Mais de cem estudantes participaram da campanha de doação

A palavra solidariedade é bem conhecida nos ambientes da Universidade Paranaense – Unipar. Todos os anos, estudantes das sete Unidades se unem em favor de uma mesma causa: ajudar a quem precisa. Uma das ações é o tradicional ‘Trote Solidário’, quando calouros e veteranos deixam de lado atitudes violentas para participar de campanhas filantrópicas.

Além de doar fraldas, produtos de higiene pessoal e alimentos, que são repassados para entidades assistenciais, as turmas são incentivadas a participar da campanha de doação de sangue, realizada em parceria com os hemonúcleos do Paraná. Nela, estudantes abraçam a causa, colaborando para aumentar o estoque dos bancos de sangue e, ao mesmo tempo, conseguindo horas extracurriculares (exigidas para se formarem).

Nesta semana, na Unidade de Umuarama, mais de 100 estudantes compareceram para fazer a doação. As coletas aconteceram no Laboratório de Semiologia do curso de Enfermagem (Câmpus-Sede) e no Laboratório de Avaliação Física do curso de Educação Física (Câmpus III).

Bruna Rodrigues é caloura de Pedagogia e pela primeira vez doou. “Confesso que estava com medo, mas só de saber que meu sangue poderá salvar vidas ganhei coragem e doei; estou feliz por isso. Hoje estou doando, mas, amanhã, quem sabe, eu também precise da ajuda de um doador”.

André Legário cursa Arquitetura e Urbanismo e doou pela segunda vez. “Acho bacana essa oportunidade de poder ajudar as pessoas. Quero doar mais vezes, porque para mim isso vai além de ganhar o certificado de horas: sei que estou praticando um gesto de amor, de solidariedade, que irá salvar vidas”.

A coordenadora do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), professora Giuliana de Oliveira Teixeira, está à frente dos trabalhos. “Nossos alunos corresponderam, o que nos faz acreditar que valorizam momentos solidários como esse. Isso nos motiva a continuar investindo nesta ação”, ressaltou, avisando que a campanha continua e os estudantes interessados em doar podem se dirigir ao Hemonúcleo.

Redes sociais>