Você está aqui: Notícias > Cascavel: Ciências Biológicas comemora o Dia da Água com gincana
Cascavel: Ciências Biológicas comemora o Dia da Água com gincana
Publicado em: 29/03/2010 às 19:32
Evento reuniu estudantes de todos os cursos, que acompanharam as provas e acumularam conhecimento ambiental
Março foi um mês de agito para os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cascavel. Todas as turmas se empenharam para que tudo saísse como o previsto na 4ª edição da Gincana da Água. Mas as expectativas foram superadas. As equipes conseguiram arrecadar 4198 Kg de materiais recicláveis e 4292 agasalhos.
O anfiteatro ficou colorido. Torcidas eufóricas tinham objetivos em comum: conscientizar a população para que proteja o meio ambiente e ajudar ao próximo. Além do lixo reciclável (papel, latas e garrafa pet), que foi destinado à Cooperativa de Catadores de Cascavel e, das peças de inverno, doadas para entidades de auxílio a pessoas carentes, outras provas somaram pontos.
O desempenho das equipes foi observado através de desfile de roupas ecológicas, paródia, escolha do mascote e do slogan, produção de documentário, prova de conhecimentos gerais – perguntas e respostas e de soletração.
A acadêmica Joana Carneiro participa pelo terceiro ano: “A gincana é um jeito animado de lembrar porque devemos cuidar tanto do meio ambiente. São gestos básicos, como não jogar lixo no chão - para não entupir bueiros, não causar enchentes - economizar água e luz”.
Mais do que comemorar a passagem do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, as atividades foram criadas para sensibilizar sobre a ‘limpeza’ do planeta. Menos poluição, degradação do solo, desperdício de água, aquecimento global, desmatamento, erosões e terremotos.
“O evento foi além do esperado, principalmente a participação do 1º ano, que sempre entra timidamente e, desta vez, fez a diferença. Conseguimos, além de sensibilizar para as questões ambientais e sociais, provocar o encontro, para que os nossos alunos se conheçam melhor e desenvolvam o gosto pelo trabalho em equipe”, alegra-se a coordenadora do curso, professora Sônia de Mello.
A diretora do Campus, professora Débora Ventirun, prestigiou o evento e assumiu uma tarefa importante: “Como júri me senti responsável em saber analisar a grandeza, inteligência e capacidade que nossos alunos têm de transmitir conhecimento”. “Tivemos a oportunidade de ver jovens conscientes, preocupados e responsáveis por uma mudança. Vimos também uma das questões mais bonitas, a integração das turmas na formação de um conceito”, diz, lisonjeada.
Para o acadêmico Luiz Fernando Miranda, o evento beneficia toda a população: “Estamos incentivando a reciclagem e coleta nas casas, possibilitando também que os catadores tirem um dinheirinho. A UNIPAR está de parabéns”.
A mesa julgadora contou com a presença de uma representante da Ecocataratas, egressos do curso, direção e coordenadores do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e do PROVE (Programa de Valorização da Educação).