UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Ciências Biológicas comemora o Dia da Água com gincana

Publicado em: 29/03/2010 às 19:32

Evento reuniu estudantes de todos os cursos, que acompanharam as provas e acumularam conhecimento ambiental

Turma do quarto ano comemora o primeiro lugar: à frente o pinguim, mascote da equipe
Acadêmicos de Ciências Biológicas comemoram disputa saudável, com pose
Com trajes a rigor e performance, terceiro ano apresenta paródia
Urso polar é mascote do primeiro ano
Boto cor de rosa é mascote do terceiro ano
Vestido a caráter, segundo ano apresenta paródia
Equipe do primeiro ano participa da prova de conhecimentos gerais - perguntas e respostas
Alunos do primeiro ano cumprimentam jurados, durante desfile
Representante do segundo ano desfila vestida de noiva
Acadêmica do terceiro ano apresenta traje confeccionado com forminhas para festa
Representante do quarto ano desfila de noiva
Diretora do Campus e egressos do curso compõem o júri
Turma do primeiro ano, com a professora Sônia
Turma do segundo ano, com a professora Sônia
Turma do terceiro ano, com a professora Sônia
Turma do quarto ano, com a professora Sônia

Março foi um mês de agito para os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cascavel. Todas as turmas se empenharam para que tudo saísse como o previsto na 4ª edição da Gincana da Água. Mas as expectativas foram superadas. As equipes conseguiram arrecadar 4198 Kg de materiais recicláveis e 4292 agasalhos.

O anfiteatro ficou colorido. Torcidas eufóricas tinham objetivos em comum: conscientizar a população para que proteja o meio ambiente e ajudar ao próximo. Além do lixo reciclável (papel, latas e garrafa pet), que foi destinado à Cooperativa de Catadores de Cascavel e, das peças de inverno, doadas para entidades de auxílio a pessoas carentes, outras provas somaram pontos.

O desempenho das equipes foi observado através de desfile de roupas ecológicas, paródia, escolha do mascote e do slogan, produção de documentário, prova de conhecimentos gerais – perguntas e respostas e de soletração.

A acadêmica Joana Carneiro participa pelo terceiro ano: “A gincana é um jeito animado de lembrar porque devemos cuidar tanto do meio ambiente. São gestos básicos, como não jogar lixo no chão - para não entupir bueiros, não causar enchentes - economizar água e luz”.

Mais do que comemorar a passagem do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, as atividades foram criadas para sensibilizar sobre a ‘limpeza’ do planeta. Menos poluição, degradação do solo, desperdício de água, aquecimento global, desmatamento, erosões e terremotos.

“O evento foi além do esperado, principalmente a participação do 1º ano, que sempre entra timidamente e, desta vez, fez a diferença. Conseguimos, além de sensibilizar para as questões ambientais e sociais, provocar o encontro, para que os nossos alunos se conheçam melhor e desenvolvam o gosto pelo trabalho em equipe”, alegra-se a coordenadora do curso, professora Sônia de Mello.

A diretora do Campus, professora Débora Ventirun, prestigiou o evento e assumiu uma tarefa importante: “Como júri me senti responsável em saber analisar a grandeza, inteligência e capacidade que nossos alunos têm de transmitir conhecimento”. “Tivemos a oportunidade de ver jovens conscientes, preocupados e responsáveis por uma mudança. Vimos também uma das questões mais bonitas, a integração das turmas na formação de um conceito”, diz, lisonjeada.

Para o acadêmico Luiz Fernando Miranda, o evento beneficia toda a população: “Estamos incentivando a reciclagem e coleta nas casas, possibilitando também que os catadores tirem um dinheirinho. A UNIPAR está de parabéns”.

A mesa julgadora contou com a presença de uma representante da Ecocataratas, egressos do curso, direção e coordenadores do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e do PROVE (Programa de Valorização da Educação).

Redes sociais>