UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: História do Paraná é tema de projeto de estágio

Publicado em: 12/11/2009 às 15:07

Acadêmicos desenvolveram atividades diferenciadas em escolas públicas da cidade, sob a supervisão dos professores Rangel Matoso e Leodefane Bispo da Silva

Acadêmicos ministram aulas sobre a história do Paraná
Acadêmicos ministram aulas sobre a história do Paraná

Com o propósito de oferecer, aos acadêmicos, oportunidades de ampliar os conhecimentos, o curso de História da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cascavel, promoveu o projeto de estágio ‘História do Paraná'. As atividades foram desenvolvidas no Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone (em 26/10).

O estágio foi realizado por 50 acadêmicos do terceiro e quarto anos que, divididos em grupos, ministraram, aos alunos, palestras sobre a história do Paraná, abordando temas como tropeirismo, migrações, revoluções, ciclos econômicos e contexto histórico do norte do estado.

O Projeto de estágio é coordenado pelos professores Rangel Matoso e Leodefane Bispo da Silva. “A história do Paraná é pouco divulgada no ensino médio e essas palestras servem para difundir essa temática. É uma oportunidade de estudar este conteúdo complementar, que é cobrado no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos vestibulares”, ressalta Leodefane.

O acadêmico do terceiro ano, Genaro Hanermuler, destaca o projeto como meio de adquirir experiência para sua formação como professor. “É uma satisfação saber que estamos passando para os alunos informações importantes sobre as tradições, costumes e culturas do nosso estado. É um aprendizado, porque quando estudo um conteúdo para repassar a outras pessoas, amplio os meus conhecimentos”, conta.

O mesmo projeto também foi apresentado no Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Professora Joaquina M. Branco (em 18/09). “O estágio foi muito válido para os nossos alunos. O projeto foi interessante e complementou os conteúdos ensinados”, ressalta a professora pedagoga do Ceebja, Fernanda Valesan.

Colaborou José Carlos Mota, estagiário Agência de Notícias

Redes sociais>