UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Professor de Farmácia fala sobre saúde em programa de rádio

Publicado em: 03/04/2013 às 15:00

Romir Rodrigues abordou parasitismo infantil e repassou dicas de prevenção

Romir Rodrigues com o radialista Ricardo Menini

A Universidade Paranaense é uma Instituição comprometida não apenas com o ensino, mas também com o bem-estar da comunidade, promovendo atividades extensionistas que visam a melhoria na qualidade de vida. Por isso, o envolvimento de docentes em ações sociais é constante na Unipar, seja por iniciativa própria ou em parceria, como a participação em programas da mídia, no intuito de orientar a sociedade quanto a prevenção de doenças.

Recentemente, o professor Romir Rodrigues, do curso de Farmácia, Unidade de Paranavaí, participou do programa apresentado pelo radialista Ricardo Menini, na rádio 93,3 FM. Na entrevista, ele falou sobre o projeto parasitismo infantil.

“É uma atividade voltada à verificação de enteroparasitoses (parasitas intestinais) em crianças atendidas por creches e entidades filantrópicas de Paranavaí, visando à implantação de medidas higiênico-sanitárias, como lavar as mãos antes das refeições e antes e depois de usar o banheiro, bem como a maneiro correta de efetuar a desinfecção de alimentos. Nesse projeto inserimos os acadêmicos nos problemas de saúde pública através do diagnóstico dessa patologia”, explica o professor.

Entre outros aspectos, o docente também falou sobre a problemática das doenças parasitárias e das pessoas que são mais atingidas, como por exemplo, crianças de todas as idades, principalmente as que estão em idade escolar.

“Além da realização do exame parasitológico de fezes, ao final de cada semestre promovemos palestras aos familiares e cuidadores, fornecendo informações sobre formas de contaminação, desenvolvimento da doença parasitária e como preveni-la”.

A partir desse ano, o projeto conta com a parceria de médicos que integram o SUS, os quais farão tratamento das crianças diagnosticadas com enteroparasitoses. Durante a entrevista, o professor também destacou as estruturas oferecidas pela Unipar na formação do farmacêutico, os projetos científicos e de extensão desenvolvidos durante a graduação e o mercado de trabalho.

Redes sociais>