UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel participa do lançamento do Programa Aprendiz Legal

Publicado em: 27/03/2013 às 14:49

Programa é voltado ao mercado de trabalho; a parceria é da Fundação Roberto Marinho e Gerar/Oscip

O superintendente administrativo da Gerar/Oscip, Francisco Essert
O superintendente administrativo da Gerar/Oscip, Francisco Essert
A diretora da Unidade, professora Débora Venturin, e o diretor da Fundação Cândido Garcia, Douglas Bácaro
Menores aprendizes inseridos no programa e familiares prestigiaram
O coordenador de Desenvolvimento da Fundação, Marcelo Bentes
Autoridades e usuários do Programa foram convidados
Francisco Essert apresenta a equipe de profissionais que atuam no Programa em Cascavel

Aconteceu no auditório da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, o lançamento do Programa Aprendiz Legal, pela Fundação Roberto Marinho, na última quarta-feira. O objetivo é encaminhar jovens aprendizes ao mercado de trabalho e atender às demandas empresariais, amparado pela Lei 10.097/2000. O Programa já capacita cerca de 350 mil jovens brasileiros.

No ano passado, a Instituição foi escolhida como sede para o Programa em Cascavel, após visita da superintendente executiva da Gerar e coordenadora geral do Aprendiz Legal para o Paraná e Santa Catarina, Heloisa Arns. A diretora da Unipar, professora Débora Venturin, agradeceu o convite: “A parceria fortalece a função da educação frente à formação para o mercado de trabalho, dando a esses jovens a oportunidade de que, com supervisão, vivenciem a realidade de uma empresa”.

O coordenador de Desenvolvimento da Fundação, Marcelo Bentes, lembra que, para participar, o menor deve estar matriculado na educação básica ou tê-la concluído. “A ampliação do projeto prioriza a demanda por aprendizagem, que gera jovens autônomos e qualificados e empregabilidade potencializada, oportunizando a melhoria da qualidade de vida”.

O superintendente administrativo, Francisco Essert, conta que a Gerar/Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) é a franqueada caçula da Fundação Roberto Marinho no Estado, com três anos, tendo início em Curitiba e região metropolitana: “Cascavel e Toledo recebem a parceria porque se destacaram na avaliação de potencial da aprendizagem, que é realizada em todo o Brasil, além do atrativo percentual de indústrias e comércios que contratam jovens para formar a Lei (mínimo 5% e máximo 15% de aprendizes) e suprir a mão-de-obra. A formação permite ao aprendiz seguir uma profissão especializada, podendo exercer, ainda, cargos de liderança”.

O coordenador regional, Wilmar Scherer, explica que o Programa inclui jovens de 14 a 24 anos aptos para o mercado, abre vagas nas empresas e oportuniza que esses jovens participem por dois anos de cursos teóricos e práticos. “O intuito é transformar vidas no princípio de cidadania, pautado no pilar família/escola/Gerar/empresa”.

Na mesa principal também estavam o diretor da Fundação Cândido Garcia, Douglas Bácaro, a gerente da Agência do Trabalhador em Cascavel, Maristela Miranda, o representante do Conselho Tutelar, Adilson de Amorim, o gerente regional do Ministério do Trabalho, Bruno Wanderley, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Valdair Debus, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Renato Dal Ross, e o vereador Vanderlei da Silva.

No término do evento, foi realizada uma mesa técnica para discutir a Lei da Aprendizagem e sua aplicabilidade.

Redes sociais>