Você está aqui: Notícias > Umuarama: Horto Medicinal retoma atividades com visita de alunos do Malba Tahan
Umuarama: Horto Medicinal retoma atividades com visita de alunos do Malba Tahan
Publicado em: 26/03/2013 às 18:00
Reitor Carlos Eduardo Garcia e coordenadora do projeto, professora Ezilda Jacomassi, recepcionaram os alunos
Após período de férias letivas, o Horto Medicinal da Universidade Paranaense – Unipar retoma as atividades. Localizado no Câmpus Cruzeiro, o espaço é um projeto de extensão universitária do curso de Farmácia e ocupa uma área de trinta mil metros quadrados, onde são cultivadas mais de 450 espécies de plantas medicinais.
Aberto à visitação de escolas, entidades e pessoas da comunidade, o projeto começou suas atividades em 1996 e conta com a participação dos estudantes do curso de Farmácia. Na primeira visita do ano recebeu alunos do ensino fundamental do Colégio Malba Tahan.
Os alunos foram recebidos pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia, pelo coordenador do projeto Farmácia da Partilha, professor Emerson Botelho, e pela coordenadora do Horto Medicinal, professora Ezilda Jacomassi, que repassou informações e esclareceu dúvidas sobre os as espécies.
“Essa interação com a comunidade é de extrema importância tanto para a nossa Instituição quanto para os estudantes. E esse projeto é especial porque tem a função social de conscientizar os visitantes dos efeitos benéficos que encontramos na natureza, como as plantas medicinais”, afirma o Reitor.
A professora Maria Aparecida Barbosa acompanhou a turma. Ela reconhece a importância da visita. “Os alunos ficaram encantados com o espaço. E esse contato com o concreto ajuda no aprendizado, pois eles estão vendo na prática as teorias aprendidas em sala de aula; assim fica mais fácil a assimilação”.
Viviane Ribeiro, de 8 anos, aproveitou cada momento admirando as plantas e prestando atenção nas orientações dos estudantes de Farmácia sobre o benefício de cada espécie. “Nossa...esse lugar é muito bonito, adorei! Gostei tanto que vou levar para minha mãe uma muda da flor Maravilha e uma da Pata de Vaca (árvore ornamental)”.
Uma equipe de profissionais do Nasfi (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, também acompanhou a visita, que serviu para reforçar ainda mais a parceria com a Instituição para a implantação de novos hortos nas Unidades Básicas de Saúde.
“Iniciamos essa parceria em 2011 e o resultado tem sido positivo. A Unidade do Jardim Panorama foi a primeira a ser beneficiada; agora nosso propósito é implantar o projeto para os moradores do bairro São Cristóvão. Nosso intuito é levar mais qualidade de vida à comunidade através do cultivo e uso das ervas medicinais”, disse a educadora da Secretaria de Saúde, Ruth Andrade.
O Horto Medicinal funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As visitas podem ser agendadas no Prove (Programa de Valorização da Educação), pelo telefone (44) 3621-2848.