UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Pós-graduação em Engenharia de Software chama atenção dos profissionais

Publicado em: 25/03/2013 às 11:31

O déficit no mercado de tecnologia da informação está estimado em 115 mil pessoas

Especialização oferece conteúdo abrangente e atualizado, com foco em tecnologias e metodologias

Os avanços tecnológicos em TI têm exigido profissionais qualificados e devidamente preparados para atuar nesta área. A cada ano, mais e mais setores da economia implementam suas ferramentas de gestão, buscando eficiência e otimização dos recursos e do tempo.

Antenada nessa tendência, a Universidade Paranaense - Unipar está lançando a pós-graduação em Engenharia de Software. “Os serviços relacionados à tecnologia de informação vêm ganhando uma participação cada vez maior na economia do país; atualmente, são cerca de 1,2 milhão trabalhadores na área, cujo salário médio nacional é de R$ 2.950, e o déficit de profissionais no mercado é estimado em 115 mil pessoas e a demanda de 750 mil novos profissionais para 2020”, informa o coordenador, professor Angelo Sucolotti.

Segundo ele, os dados são confirmados no mais amplo e completo estudo já realizado sobre a indústria brasileira de software e serviços pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

“O campo é promissor, portanto”, enfatiza Sucolotti. “De acordo com estudo realizado em 2012 pelo site americano de empregos CareerCast.com, o engenheiro de software é uma das profissões com o futuro mais promissor no mercado”.

Para o coordenador, Toledo, assim como as demais cidades do oeste e sudoeste do Paraná, possui hoje um conjunto de empresas produtoras de software com projeção nacional e internacional: “Essas empresas buscam constantemente um padrão de qualidade em seus produtos para alavancar este mercado que se apresenta emergente, cheio de possibilidades, mas que é extremamente exigente”.

A especialização, com carga de 360 horas, se propõe a oferecer um conteúdo abrangente e atualizado, com foco em tecnologias e metodologias atuais para o desenvolvimento de software, como a análise e projeto de software orientado a objetos, gerência de configuração e riscos, controle de versões, testes, qualidade, gerência de projetos, metodologias ágeis, padrões de projetos e métricas de software.

Podem sem inscrever profissionais graduados em cursos superiores de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, bacharéis em Sistemas de Informação, bacharéis em ciência da computação, engenheiros de software, tecnólogos em processamento de dados, tecnólogos em informática e profissionais de outras áreas correlatas à informática.

Redes sociais>