UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Vacas do Unileite são premiadas na Expo-Umuarama

Publicado em: 22/03/2013 às 17:03

Com os elogios do Reitor Carlos Eduardo Garcia, integrantes do projeto de extensão universitária do curso de Medicina Veterinária comemoram a conquista

Luma e Marília no pátio do Câmpus de Medicina Veterinária da Unipar: prêmio confere a seriedade e qualidade do projeto
Professor Rômulo repassa o troféu ao Reitor
Professor Rômulo repassa o troféu ao Reitor
Professor Rômulo repassa o troféu ao Reitor
Luma e Marília com os integrantes do projeto e o Reitor Carlos Eduardo Garcia
As vacas do projeto são criadas em regime de semiconfimamento; estudantes de Medicina Veterinária atuam em todas as fases

Agora o alto padrão do plantel do projeto Unileite da Universidade Paranaense é comprovado: no julgamento de vacas leiteiras da Feira Agropecuária de Umuarama, um dos eventos mais importantes do setor, no Paraná, duas foram premiadas. Da raça holandesa, trouxeram troféu e rosetas para o Câmpus da Medicina Veterinária da Unipar Luma, que conquistou o 3º lugar, e Marília, reservada grande campeã (título que equivale ao 2º lugar).

Elas fazem parte do plantel do projeto, que reúne 65 cabeças (incluindo novilhas e bezerros, além das vacas) e se destacaram pela aptidão e capacidade de lactação. “Isso nos motiva a continuar investindo no projeto, que tem grande importância acadêmica, pelo suporte na produção de conhecimento em melhoramento genético e produção animal, e pelo seu caráter social”, disse o Reitor Carlos Eduardo Garcia.

A Unipar implantou o Unileite em 2001. Deste então, uma parte do leite produzido – cerca de 500 litros por dia – é envasada e outra vai para a minifábrica de laticínios do projeto, onde são produzidos queijo (fresco e mussarela). Tudo é vendido para os colaboradores da Unipar, a preços abaixo dos praticados no mercado. O dinheiro arrecadado volta para o projeto, que se autossustenta.

Esse quesito, aliado à boa produtividade e à boa qualidade de leite (atestada por análises da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa) tem garantido o sucesso do Unileite, em todas as suas fases. O projeto atrai para estágio estudantes de vários cursos. Este ano estão acadêmicos de Química e Administração, além de Medicina Veterinária.

Esses, logicamente, podem acompanhar todas as fases. “O projeto tem ótima estrutura, por isso considero uma boa oportunidade para aprender mais sobre gado leiteiro, colaborando nas tarefas de manejo, cuidados sanitários, alimentação, além da ordenha e da fabricação de laticínios”, conta o estudante Paulo Vitor Mello. Ele diz também que tem intenção de se especializar e investir nessa área, depois de formado. “Esse estágio me ajudou a ter certeza do que quero para o meu futuro”, emendou. Também atuam no projeto os estudantes Rodrigo Cardiga Ferneda, Rafael Danelucci e José Augusto Nascimento Tinti.

O coordenador do curso, professor Luiz Rômulo Alberton, afirma que o projeto é importante por várias razões: “A principal é o respaldo que dá às disciplinas da graduação de Bovinocultura de Leite e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, além de outras que se beneficiam paralelamente, como Fisiopatologia da Reprodução, Melhoramento Genético e Obstetrícia”. Sem esquecer de mencionar o valor social que o Unileite carrega, ressalta também seu valor em produção de conhecimentos. “Desenvolvemos pesquisas nas áreas de sanidade e controle de mastite e de parasitas. São estudos muito sérios que valorizam não só o curso, mas a Unipar como um todo”, argumenta.

Redes sociais>