Você está aqui: Notícias > Umuarama: Ex-aluno da Unipar conclui mestrado em Comunicação Visual pela UEL
Umuarama: Ex-aluno da Unipar conclui mestrado em Comunicação Visual pela UEL
Publicado em: 21/03/2013 às 18:00
Murilo Ito estudou imagens fotográficas realizadas por imigrantes japoneses de Londrina/PR, dos anos 30 a 60
O ex-professor Murilo Ito, do curso de Jornalismo, Moda e Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, está comemorando mais uma grande conquista em sua carreira profissional: ele acaba de receber o título de mestre em Comunicação Visual pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Durante a dissertação o docente fez uma análise das imagens fotográficas realizadas por imigrantes japoneses do município de Londrina/PR.
“Neste mestrado, que durou dois anos e seis meses, propuz a compreensão dos mecanismos que agem no momento da captura fotográfica. Como fonte de estudo, escolhi fotografias realizadas por imigrantes japoneses que residiram na cidade entre os anos de 1930 e 1960”, explica Ito.
O docente ressalta que o objetivo foi analisar as imagens e detectar qual dos três fatores sinédoque condicionantes agiu sobre os fotógrafos japoneses no momento do clique: “Não podemos ler as imagens dos imigrantes japoneses da mesma maneira que a dos ocidentais, uma vez que a alfabetização gramatical oriental ocorre da direita para a esquerda, diferente da ocidental, pois fatores inconscientes influenciam o momento de fazer e ler fotografias”.
A pesquisa foi desenvolvida sob orientação do professor doutor Alberto Carlos Augusto Klein, do departamentode comunicação da UEL, que integrou a banca avaliadora ao lado dos professores doutores Paulo César Boni, da UEL, e Luciano Guimarães, da USP.
Murilo, que é filho do diretor de Assuntos Jurídicos da Unipar, Lino Ito, comemora a conquista: “Foi uma experiência enriquecedora, cheia de emoção. Como sou descendente de japoneses, que se envolveram com a fotografia, tive a oportunidade de me aproximar ainda mais das minhas raízes, de familiares que moram em Londrina”.
O apoio da família também foi fundamental nesta nova etapa da sua vida profissional, acrescenta o mestre. “Dedico esse mestrado aos meus pais, à minha esposa, meus amigos, pois sem eles não teria conseguido. Também ao meu avô, que no dia da minha defesa, em 04 de março, fez cinco anos que ele faleceu”.