Você está aqui: Notícias > Cascavel: Equipe do PAE ministra palestra em Iguatu
Cascavel: Equipe do PAE ministra palestra em Iguatu
Publicado em: 25/03/2010 às 15:24
Monitores e professores do ensino básico e do fundamental receberam informações sobre atendimento de emergência
Monitores e professores do ensino básico e do fundamental receberam informações sobre atendimento de emergência
Informar para a prevenção da saúde é um dos objetivos do PAE (Pronto Atendimento Escola), projeto de extensão do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR. ‘Assistência à criança na urgência e emergência’ foi tema de palestra levada a monitores e professores de Iguatu, cidade a 65 km de Cascavel.
A palestra foi ministrada pelas enfermeiras do PAE, Francielly Correa e Kalinka Britez, que focaram as ocorrências com crianças de três meses a onze anos, pontuando situações de risco e alertando sobre ações de primeiros-socorros.
Acidentes comuns na infância foram abordados, como ferimentos na pele, queimaduras, mordidas de animais, traumatismo por queda, fraturas, hemorragias venosas e arteriais, aspiração e aplicação da manobra de Heimlich, desmaios e convulsões. As formas de evitar ou atender estes casos também estiveram em debate.
“A intenção é levar este público a conhecer e identificar situações de emergência, as precauções e meios rápidos e eficazes de atendimento”, ressalta Francielly. Ela complementa que é importante promover a interação entre universidade e comunidade, principalmente fazer com que a sociedade reconheça o papel do enfermeiro.
A enfermeira avisa que, até nesta sexta, o PAE realiza campanha de vacinação, contra difteria e tétano, hepatite B e febre amarela, para colaboradores e acadêmicos da UNIPAR. Os interessados devem comparecer no Pronto Atendimento com carteirinha de vacinação e documento de identidade. Nas salas de aula, trabalho de orientação para prevenir a Gripe Influenza A (H1N1) também começa esta semana.
O PAE funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 23h. A organização do evento foi da equipe do PROVE (Programa de Valorização da Educação).