Recepção Acadêmica: Estudantes são recebidos com atividades culturais
Publicado em: 01/03/2013 às 16:01
Em todas as Unidades, atividades são realizadas para dar as boas-vindas aos veteranos e calouros
A Universidade Paranaense – Unipar começou mais um ano letivo com muita animação. Estudantes matriculados em mais de setenta cursos de graduação, nas sete Unidades da Instituição, foram recebidos com atividades festivas, organizadas pelas equipes do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e das diretorias de Unidades. Confira os principais eventos.
Em Umuarama
O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, foi sala a sala cumprimentar os acadêmicos, acompanhado pela coordenadora Multicampi do Piae, professora Giuliana Marson. Os calouros começaram o ano fazendo um tour pelos laboratórios, clínicas, bibliotecas e outros ambientes especiais da Unipar. “Sempre nos colocaremos à disposição para auxiliar os estudantes no que for preciso para sua adaptação ao mundo universitário”, afirma o diretor. O professor também enfatizou a importância na participação do Trote Solidário. “É necessário o empenho de todos para que ocorra uma verdadeira construção de conhecimentos. A necessidade de que os regimentos sejam cumpridos, a ética e o respeito são fundamentais para um bom relacionamento”. Doação de produtos de higiene pessoal para a Casa de Apoio do hospital do câncer e campanha de doação de sangue são as atividades que integram o troge solidário, que será realizado durante todo o mês de março e seguirá até o dia 5 de abril. Alguns cursos promoveram atividades paralelas.O de Enfermagem também preparou uma recepção especial: a noite começou com a coordenadora, professora Maristela Azevedo, e os professores da graduação dando boas-vindas aos estudantes de todas as séries. Depois aconteceu a benção ecumêmica. Em seguida, o ex-aluno Washington Rosa dividiu suas experiências acadêmicas e profissionais. As turmas também assistiram a palestras da coordenadora do Piae, professora Giulina Marçon, e da professora Cristiane Vicentino, que falou sobre o Ipeac. Um blog institucional do curso, feito pelo acadêmico Diego Felipe, e um video também foram apresentados. A noite terminou com um coquetel de confraternização.
Em Paranavaí
Banners e faixas com mensagens de boas-vindas foram colocados na entrada da Unidade. Depois de serem recepcionados em sala de aula pelos coordenadores e professores, calouros e veteranos foram para o auditório, onde foram recebidos pela diretora, professora EdwirgeFranco, e a coordenadora do Piae, Paola Felinto, que falaram sobre a importância de se estudar na Unipar. As turmas também receberam informações sobre o ProUni e Fies. Os calouros puderam também fazer um tour pelo Câmpus. Com a campanha ‘Doe Sangue. Sua maior recompensa é salvar vidas’, a Unidade também conscientizou os estudantes da importância em participar do trote solidário doando sangue. A assistente social do hemonúcleo, Tatiana Rodrigues Guidini, foi convidada para falar sobre os procedimentos da doação. Música também não faltou. Um show da cantora Marcela Martins animou as turmas na volta às aulas.
Em Cianorte
Alegria e descontração também não faltaram na volta às aulas. O diretor da Unidade, professor José Aparecido de Souza, ao lado de coordenadores, professores, funcionários e equipes do Prove (Programa de Valorização da Educação) e Piae (Programa Institucional de Apoio ao Estudante), recepciou veteranos e calouros, que foram levados para conhecer a estrutura da Unidade. Informações sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão foram repassadas pelos docentes. O clima de boas-vindas foi animado com músicas ao vivo. O show ficou por conta do cantor Marcos Costa e sua banda.
Em Guaíra
O ano letivo começou com muita animação. Depois de fazer um tour para conhecer os ambientes especiais da Unipar, os novos alunos receberam as boas-vindas da diretora da Unidade, professora Sandra Takahashi, e dos coordenadores, professores e funcionários. Equipes do Piae e Prove acompanharam as novas turmas no passeio pela Unidade. Em seguida, os coordenadores repassaram informações sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Doação de livros marcou o início do trote solidário. A noite terminou com distribuição de sorvete e show dançante da dupla Rick e Deivid.
Em Francisco Beltrão
Calouros e veteranos foram recepcionados pelo diretor da Unidade, professor Claudemir de Souza, por docentes e funcionários, com show animado pelo Grupo Musical Tom Maior e Teatreiros Priene, na entrada da Instituição. Pela manhã, os cursos de Odontologia e Tecnologia em Estética e Cosmética prestigiaram o evento. À noite, os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Estética e Cosmética, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, História, Nutrição e Sistemas de Informação foram contemplados por apresentações do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística) de música, dança e teatro, no intervalo das aulas. Na Biblioteca foi possível conferir uma exposição de arte, com quadros premiados da artista plástica beltronense Carmes Franciosi, que deram um colorido especial.
Em Cascavel
Para abrir o ano letivo foi realizado um encontro das turmas de calouros no auditório da Unidade. A diretora, professora Débora Venturin, deu as boas-vindas e falou sobre os projetos de pesquisa, ensino e extensão, além de convidar os chefes de departamentos para explicar o funcionamento de cada setor. A professora do curso de Enfermagem, Andrea Monastier Costa, apresentou aos novatos o projeto de extensão ‘Calouro da Unipar não leva trote, doa sangue’. A assistente social do Hemocentro, Eliane Avancine, foi convidada para esclarecer dúvidas sobre a doação, atentando para o estado geral de saúde. O objetivo principal é despertar no meio acadêmico a solidariedade e o exercício da cidadania, oportunizando ser um doador efetivo e evitando o trote violento.