Você está aqui: Notícias > Toledo: Equipe da Unipar orienta cidadãos no Paraná em Ação
Toledo: Equipe da Unipar orienta cidadãos no Paraná em Ação
Publicado em: 26/03/2010 às 14:20
Pessoas de várias idades prestigiaram o evento e receberam atendimento gratuito nas áreas da saúde, recreação, estética e jurídica
Pessoas de várias idades prestigiaram o evento e receberam atendimento gratuito nas áreas da saúde, recreação, estética e jurídica
Parcerias na Universidade Paranaense – UNIPAR estão consolidadas. Esta semana, equipes de vários cursos, do Campus de Toledo, atenderam a população no Paraná em Ação, promovido pelo governo do Estado. A feira é tradicional e visa oferecer serviços gratuitos, que promovam a cidadania e a inclusão social. Cerca de 1800 pessoas receberam atendimento.
Durante três dias, várias atividades foram realizadas por acadêmicos. O curso de Nutrição avaliou o Índice de Massa Corporal dos visitantes: “Trata-se de um preditor simples, mas de utilização internacional, que indica a adequação de peso em relação à altura. Um IMC acima de 25 kg/m² significa excesso de peso e, quanto maior o IMC, mais grave é o grau de obesidade”.
Segundo a coordenadora do curso, professora Eliani Frizon, o conhecimento do IMC, de cada pessoa, serve de alerta para a necessidade da busca por informações sobre alimentação saudável e, em alguns casos, sobre a necessidade de acompanhamento de um profissional nutricionista para evitar o estabelecimento da obesidade.
A professora alertou para o fato de que a obesidade pode vir acompanhada de doenças crônicas. A equipe aproveitou para dar dicas sobre alimentação saudável e boas práticas de manipulação de alimentos.
No estande da UNIPAR também estava presente o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, que ofereceu serviços de quick massage, higienização facial, maquiagem e modelagem de sobrancelha. Alguns acadêmicos atuaram em conjunto com outras entidades. Os cursos de Enfermagem e Educação Física foram parceiros do SESC, atuando no escovódramo e na recreação, além de outros segmentos municipais e estaduais de saúde.
Os alunos de Direito foram voluntários na triagem de processos judiciais, nas esferas Estadual e Federal. As atividades foram coordenadas pela equipe do PROVE (Programa de Valorização da Educação).