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Cursos planejam atividades educativas extraclasses
Publicado em: 26/02/2013 às 16:12
Uma gama de eventos faz parte da programação; conteúdos abordados complementam o processo ensino-aprendizagem
Aulas especiais, jornadas de estudos, fóruns pedagógicos, mostra de painéis e tantos outros eventos realizados anualmente pelos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Paranaense colocam a Unipar entre as que mais investem, no Paraná, neste setor. A maioria já está sendo planejado.
No ano passado, todos os realizados obtiveram muito sucesso. O 11º Fórum Pedagógico do curso de Pedagogia é um exemplo. Sob supervisão das professoras Maria do Carmo (coordenadora), Tatiane Henrique Machado e Rosemari Szezerbatz, e participação dos demais professores do curso, o evento buscou aguçar a criatividade dos estudantes por meio da confeção de maquetes que traduziram a importância do ensinar e brincar no processo de crescimento das crianças. Com isso, eles puderam vivenciar momentos de integração típicos do processo de formação continuada dos educadores.
Pedagogia Socrática, Pedagogia Tradicional, Pedagogia Progressista- libertária, Pedagogia Construtivista/Construtivismo-Piaget e Emília Ferreiro, Pedagogia: educação para todos e Pedagogia: educação para o século 21-Novas Tecnologias foram alguns dos temas explorados pelas turmas.
Pedagogia Libertadora-Paulo Freire foi o tema apresentado pela estudante Jéssica Olsen. “Escolhi esse tema porque ele é centrado no contexto do aluno, em suas vivências do cotidiano. E para o educador Paulo Freire,o primeiro passo para o bom aprendizado era resgatar palavras conhecidas e, a partir de então, formular novas palavras”, explica a aluna.
Para ela, o método do educador era de extrema importância para a Pedagogia. “Ele educou 300 trabalhadores rurais em 45 dias, isso mostra a importância de um professor no aprendizado da pessoa, o de estimular, incentivar e mostrar ao aluno o crescimento que estará aprendendo”.
“Elaborar o trabalho e participar da Mostra foi gratificante e enriquecedor para minha formação acadêmica”, acrescenta a estudante. “Ao desenvolver esse tema pude pesquisar, estudar, entender e conhecer melhor os métodos utilizados por Paulo Freire. Portanto, como futura professora, poderei repassar ensinamentos embasados nas teorias e práticas de um pensador que contribuiu para o avanço da Pedagogia”, completa.
A coordenadora destaca que a proposta possibilitou aos acadêmicos mostrar seus conhecimentos, treinar a comunicação na exposição de seus trabalhos e propiciar um momento de pesquisa. “Iniciativas como essa incetiva ainda mais nosso estudante a se dedicar ao curso, tornando-se um mediador do saber, consciente do seu dever de ensinar”.