Você está aqui: Notícias > Guaíra: Alunos de Enfermagem levam palestra educativa a Doutor Oliveira Castro
Guaíra: Alunos de Enfermagem levam palestra educativa a Doutor Oliveira Castro
Publicado em: 12/11/2009 às 11:54
Estudantes do Colégio Samuel Benck puderam tirar dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis e uso correto de preservativos. Atividade foi acompanhada pela enfermeira Cristiane Gomes
Equipe de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Guaíra, foi a Doutor Oliveira Castro, para um encontro educativo com os alunos do Colégio Samuel Benck. O tema abordado foi DST. Material didático, ilustrações e panfletos foram distribuídos, focando a prevenção.
DST (Doenças Sexualmente Transmitidas) são doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual. Segundo a enfermeira do PAE (Pronto Atendimento Escola), Cristiane Gomes, algumas podem também ser transmitidas por vias não-sexuais, porém, são formas menos frequentes de transmissão.
“A transmissão de doenças só ocorre através do contato íntimo com a pessoa infectada, pois os organismos causadores das doenças morrem rapidamente, se forem removidos do corpo humano”, diz. Ela destaca que, apesar de a área de contato ser normalmente as genitais, a prática de sexo anal e oral também pode causar infecções.
Outros casos de contágio também foram citados. É o caso da gonorréia, sífilis e infecção clamidial, que podem ser transmitidas de uma portadora grávida ao filho, ainda no útero, ou mesmo no parto.
“Apesar de as doenças venéreas se manifestarem na genitália externa, elas podem atingir a próstata, o útero, os testículos e outros órgãos internos”, esclarece, observando que algumas dessas infecções causam apenas uma irritação local, coceira e uma leve dor, porém, a gonorréia e a clamídia podem causar infertilidade em mulheres.
Para os acadêmicos, os resultados foram positivos. A palestra é uma forma de conscientizar os adolescentes para a importância do exame papanicolau para as mulheres e do uso correto dos preservativos masculino e feminino nas relações sexuais. Na oportunidade também fizeram um alerta para os profissionais da saúde para o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual). Participaram os estudantes do 4º ano: Diego Augusto Rebonatto, Felipe Cardoso Marques da Silva, Gabriele Welter, Helena Aparecida Afonso de Oliveira, Paula Piffer, Rayanne Flores e Uilhan Schenato Megda.