Você está aqui: Notícias > Mestrado: Professora escreve capítulo de livro sobre probiótico em animais
Mestrado: Professora escreve capítulo de livro sobre probiótico em animais
Publicado em: 08/02/2013 às 16:12
Na obra ‘Probiotc in Animals’, Luciana Otutumi fala sobre as variações na eficácia dos probióticos em aves
Lançado no fim do ano passado pela editora In Tech, da Croácia, o livro ‘Probiotc in Animals’ (Probiotico em Animais) reúne pesquisadores de diversos países, como Áustria, Argentina, França, México, Albânia e Alemanha, além do Brasil. Entre eles está a professora Luciana Kazue Otutumi, do mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense – Unipar, que assina um capítulo sobre as variações na eficácia dos probióticos em aves.
O livro aborda o uso dos probióticos e sua eficiência em aves, ruminantes, peixes e ratos. “Os probióticos são suplementos alimentares compostos de microrganismos vivos que beneficiam a saúde do hospedeiro por meio do equilíbrio da microbiota intestinal. Na parte humana, podemos citar como exemplo os lactobacillus presentes em fermentados lácteos”, explica a professora.
O capítulo escrito pela docente é resultado da pesquisa de seu doutorado em Produção Animal, concluído em 2006 pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). “Esse estudo visa demonstrar os diferentes fatores que fazem com que possam ocorrer variações na eficácia dos probióticos em aves, como a espécie de micro-organismo, método de preparo, sobrevivência no trato gastrointestinal, métodos de aplicação, entre outros”, ressalta.
Segundo ela, tendo em vista as atuais restrições do uso de antibióticos como melhoradores de desempenho animal, um livro específico sobre probióticos é de extrema importância para a área da pesquisa.
“Estou honrada por ter sido convidada para participar dessa obra, pois ela permite uma visibilidade internacional ao nosso trabalho. Tanto é que, depois da publicação, recebi e-mail de um pesquisador da Turquia, me parabenizando pelo que fiz”.
Dos 11 capítulos publicados, cinco são de pesquisadores brasileiros. Além da Unipar, também participam do livro pesquisadores da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
O livro está disponível para download no site http://www.intechopen.com/books/probiotic-in-animals.