Você está aqui: Notícias > Palestra de Tejon marca preparação para início do ano letivo
Palestra de Tejon marca preparação para início do ano letivo
Publicado em: 08/02/2013 às 15:50
Para professores e outros convidados, o conferencista internacional falou sobre obstáculos e superação
Vencer pela persistência e esperança, superar obstáculos. Esse foi o foco principal da palestra ministrada pelo jornalista, publicitário, escritor e professor José Luiz Tejon na Universidade Paranaense – Unipar, na última quarta-feira. Seguindo o tema ‘Motivação e sentido da vida’, o conferencista repassou conhecimentos e ensinou técnicas para enfrentar as dificuldades que surgem no nosso dia a dia.
Marcando o início das atividades do ano letivo e organizado pelo Pró-Magíster, o evento reuniu no teatro Neiva Pavan Machado Garcia mais de 500 pessoas, entre professores da Unipar, das Unidades de Umuarama, Cianorte e Guaíra, e de escolas da cidade e outros convidados da comunidade.
O escritor, que é professor de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas e da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo, foi recepcionado pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia e pelo diretor da Unidade-Sede da Unipar, professor Nilvio Ourives dos Santos.
“Neste começo de ano letivo, além desse momento de integração que esse evento proporciona, nada melhor do que motivarmos nossos professores, que são o pilar desta Instituição, com as mensagens de uma pessoa tão cativante. Tejon é um exemplo de determinação e superação, um vencedor; estamos todos ávidos a ouvi-lo”, enalteceu o Reitor, ao dar as boas-vindas à plateia e ao palestrante.
Tejon centrou sua palestra no livro autobiográfico ‘O voo do cisne’. Com um estilo simples, afirmou que é sempre possível superarmos os obstáculos. “Temos que ter confiança, sempre, mas não no óbvio, e sim no incerto, na instabilidade, nas questões mutáveis do mundo”.
Às vezes uma dificuldade do dia a dia, segundo ele, pode ser positiva, obrigando a pessoa a se esforçar e a se conhecer mais. “Quando está tudo bem, a pessoa pode passar um longo período adormecida numa ‘zona de conforto’; isso faz com que ela progrida menos e prejudique seu crescimento pessoal e profissional”.
No encontro, o palestrante também colocou a plateia para refletir sobre medo. “Em muitos momentos da vida achamos que somos frágeis, sem capacidade e, por isso, ficamos com medo. Esse medo é um ingrediente que pode nos fazer estacionar e nos impedir de continuar lutando para vencer. Então precisamos ter confiança naquilo que dispusemos a fazer”, ressaltou o palestrante, que tem 28 livros publicados (entre autoria e coautoria); um deles lançou no ano passado: ‘O código da superação’, pela Editora Gente. No final da palestra, ele presenteou a professora Cacilda Zafaneli, que se despediu, no evento, oficialmente de seu cargo de coordenadora do Pró-Magíster, com um exemplar e sorteou mais dois.
A coordenação do Programa foi assumida pela professora Ana Paula Cruz. “Essa é a primeira atividade acadêmica do ano letivo; um momento único e reflexivo. E hoje temos a oportunidade de assistir à palestra do Tejon, um homem com história de vida motivadora, que tem referência de ideais e de fortalecimento para os professores da nossa Instituição”, disse.
HOMENAGEM Pouco antes de Tejon iniciar sua palestra, o cerimonial anunciou a despedida da professora Cacilda Zafaneli do Pró-Magíster. Foi um momento de muita emoção. Ela foi homenageada pelos 35 anos dedicados à Unipar, pelos 40 anos de magistério e pelo trabalho importante que prestou enquanto esteve à frente do Programa. “Cacilda se esmerou esses anos todos a construir pessoas; se para isso usasse tijolos, não haveria uma parede só desta Universidade que não tivesse um tijolo seu”, afirmou o Reitor. Uma forte salva de palmas fez a professora se emocionar.