Você está aqui: Notícias > Cascavel: Ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo é autor de livro
Cascavel: Ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo é autor de livro
Publicado em: 08/02/2013 às 14:31
Na obra, Pablo Danielli associa a sensibilidade artística do arquiteto à criação de poemas e crônicas
Além do esmero profissional, o arquiteto e urbanista Pablo Gabriel Ribeiro Danielli tem talento com as palavras e apresenta o seu primeiro trabalho literário. O ex-aluno da Unipar é autor do livro ‘Quando caem as flores no outono’, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre/RS. A obra reúne poesias e crônicas sobre a vida, o cotidiano das pessoas.
Graduado em 2009, Danielli conta que sua inspiração para cursar Arquitetura veio do pai que é engenheiro civil e, desde muito cedo, o levava para visitar obras. “Sempre tive acesso aos mais diferentes meios de interação”, diz, lembrando que via o pai projetar e conversar com clientes e com o tio arquiteto sobre possíveis soluções de alguns problemas que podem surgir durante uma construção.
Segundo ele, a leitura de revistas também promoveu esse contato com a Arquitetura: “Foi natural a escolha, conseguir transformar elementos como tijolo e cimento, materiais brutos em algo belo e funcional; é um desafio gratificante”. Sócio no escritório Planejarq, o arquiteto desenvolve diferentes tipos de projetos na área de arquitetura e planejamento urbano e também atua na gerência da loja Bentec - móveis planejados em Foz do Iguaçu – PR.
Profissional competente, Danielli também atribui seu sucesso à qualidade do curso oferecido pela Unipar. “A grade curricular abrange um conteúdo diversificado, que possibilita o contato com diferentes realidades da profissão, direcionando-nos para aquilo que mais chamar a atenção”.
E ressalta: “O acervo de livros de Arquitetura também é fantástico, poucas bibliotecas têm tamanho número de títulos e com acesso exclusivo para estudantes do curso, além da interatividade professor-aluno, uma relação de troca de ideias, confiança e experiências que facilita muito o aprendizado”.
Para ele, ser escritor e ser arquiteto tem uma função muito próxima, alegando que nas duas áreas a criação vai ser apreciada ou criticada pelo público. “A arquitetura tem uma função social muito importante, é uma das poucas formas em que você consegue unir diferentes classes sociais em um mesmo lugar, através de um bom planejamento e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A escrita também tem esse poder de promover uma reflexão, seja uma crônica ou romance. A palavra assim como a arquitetura não diferencia classe social, religião ou cor, todos podem usufruí-los”.
O escritor afirma que o livro é uma inspiração do dia a dia, das pessoas, dos sentimentos, são frases soltas, algumas crônicas e poesias. “Dizem que todo arquiteto tem uma segunda área de destaque, bom gourmet, artista plástico, músico, um tato diferente, enxerga o mundo de outra forma, acho que pra mim as letras acabaram por me escolher”, explica.
O livro está disponível no site da Editora Alcance http://www.editoraalcance.com.br/ e em livrarias.