Você está aqui: Notícias > Curso de História tem nota 4 no Enade/CPC
Curso de História tem nota 4 no Enade/CPC
Publicado em: 21/01/2013 às 09:00
Ainda repercute o bom desempenho da graduação nas Unidades de Cascavel e Francisco Beltrão
O MEC (Ministério da Educação e Cultura) realiza, a cada três anos, o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para testar a base de conhecimentos dos alunos de todas as instituições de ensino superior do país, públicas ou privadas. Na avaliação de novembro do ano passado, o curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Unidades de Cascavel e Francisco Beltrão, confirmou a qualidade do ensino, garantindo nota 4 no CPC (Conceito Preliminar de Curso).
A prova foi realizada pelos formandos. No CPC foram avaliados quesitos como formação dos alunos, IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), corpo docente, infraestrutura e práticas pedagógicas da instituição de ensino.
O conceito Enade também foi satisfatório. O curso de Francisco Beltrão conquistou 3, e o de Cascavel, levou 4. A nota máxima é 5. O objetivo do exame é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, suas habilidades e competências.
A partir dos resultados constituem-se referenciais que permitam definir ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.
O Exame é um dos procedimentos de avaliação do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com base nas diretrizes da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).
Nas unidades, o curso ainda se destaca pela matriz curricular que visa uma formação completa e dinâmica, privilegiando o desenvolvimento e treinamento das habilidades específicas e uma sólida preparação para o mercado de trabalho (magistério em todos os seus graus, preservação do patrimônio, assessorias em entidades culturais, artísticas e turísticas, entre outros campos de atuação).