Você está aqui: Notícias > Cascavel: Consultor expõe Desafio Sebrae para universitários
Cascavel: Consultor expõe Desafio Sebrae para universitários
Publicado em: 22/03/2010 às 18:33
Sucesso há dez anos, o jogo virtual espera atingir mais de vinte mil paranaenses. O tema do ano é ‘Indústria de instrumentos musicais’
A expectativa em relação ao número de participantes no Desafio Sebrae é otimista. A previsão dos organizadores é de 140 mil inscritos. Na Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cascavel, a divulgação começou na quinta-feira.
Com o anfiteatro do Campus cheio, o palestrante empresarial, Paulo Feyh, apresentou o jogo aos estudantes de Engenharia Civil, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. A palestra foi traduzida em libras por Gina Harla, da UNIPAR.
No início da palestra, o consultor salientou a importância de se ter objetivos e de se estabelecer metas: “Duas perguntas são essenciais para se obter êxito no mundo dos negócios: O que você é hoje? O que sonha ser?”.
Segundo ele, na vida, é preciso ter uma direção e fazer as coisas terem sentido: “A falta de planejamento nos leva a lugares aonde não queremos chegar”. Destaca, ainda, a questão do domínio sobre o próprio planejamento.
O jogo foi criado há dez anos, no intuito de incentivar universitários para trabalhar em equipe, tomar decisões, gerenciar informações, planejar o próprio negócio e saber lidar com os resultados. ‘Faça sua empresa do seu jeito. Faça o Desafio Sebrae’ é o slogan do jogo, conhecido internacionalmente, voltado para alunos de graduação, que saibam administrar a concorrência em um mercado virtual .
“Desvendar características empreendedoras, diferenciar habilidades, serviços e produtos são alguns dos objetivos do jogo”, diz, exemplificando com ditado: “Enquanto uns choram, eu vendo lenço (eu apresento soluções)”.
O consultor focou que é preciso saber decidir. Contudo, a ação é imprescindível. “A lição sabemos de cor, só nos resta aprender”, parafraseou o compositor Beto Guedes, completando “Há três pessoas, as que fazem acontecer, as que observam e as que se espantam com a situação”.
O Desafio está lançado, com o tema ‘Indústria de instrumentos musicais’. Os grupos, de três a cinco componentes, podem se inscrever até 15 de abril. Só no Paraná estão previstos 21 mil participantes.
“Vou participar do Desafio”, afirma o estudante de Sistemas de Informação, Marcos Vinícius. “O jogo virtual nos dará uma noção de mercado e acarretará experiência e escolhas com tranquilidade”, relata.
A competição acontecerá de junho a setembro. “Um empreendedor precisa estar atento, acreditar, aprender e agir. No Desafio, colocará em prática empréstimos e ações de responsabilidade social e RH, conduzindo a empresa de uma fase para outra”, frisa.
Os finalistas serão premiados em Recife, no mês de outubro. Mais informações, acesse o site www.desaio.sebrae.com.br