Você está aqui: Notícias > Cascavel: Alunas de Moda confeccionam trajes para a Via Sacra
Cascavel: Alunas de Moda confeccionam trajes para a Via Sacra
Publicado em: 19/03/2010 às 19:13
Túnicas serão usadas na encenação do trajeto percorrido por Cristo até o calvário. A interpretação será feita pela Paróquia São Pedro
Projetos de ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela Universidade Paranaense – UNIPAR visam à capacitação para o mercado de trabalho. São centenas de oportunidades. Este mês, acadêmicas do curso de Design de Moda da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cascavel, desenvolvem o projeto ‘Oficina Via Sacra Viva’, em parceria com a Paróquia São Pedro.
Oito acadêmicas trabalham na projeção e confecção de trajes (túnicas e capuzes) que serão usados pelos soldados na encenação da 22ª Via Sacra, que está marcada para o próximo dia 2, no Estádio Olímpico Regional. Quem coordena os trabalhos é a professora Julyana Biavatti, que ministra as disciplinas de Modelagem e Tecnologia da costura.
Cerca de quarenta peças estão sendo confeccionadas para o evento, que é oficial no município desde 2002 e sem fins lucrativos. No ano passado, mais de 17 mil pessoas prestigiaram a história.
“Bacana ter a chance de mostrar ao público o trabalho desenvolvido pelo curso. Temos bons laboratórios de criatividade e de costura”, destaca. “Além de demonstrar que o aluno está conseguindo por em prática a teoria da sala de aula, oferecemos nossos serviços à comunidade”, complementa.
O diferencial dos projetos é reconhecido. Gisa Sozo, formanda do curso, incentiva a participação: “Sempre estive envolvida nos projetos oferecidos pela UNIPAR. Todos muito interessantes”. Como exemplo, a acadêmica cita o ‘Dignidade com estilo’, elaborado para senhoras: “No momento em que você ensina uma arte a alguém, o aprendizado é bem maior”.
Para ela, moda não é apenas costura ou roupa. “Na nossa profissão é valorizado o lado humano, social e ecológico (produção de bolsas banner)”, afirma a estudante, que frisa: “Através destes projetos podemos também interagir com outros alunos, professores ou com a comunidade”.