Você está aqui: Notícias > Umuarama: Professora conclui doutorado em Engenharia de Bioprocessos pela UFPR
Umuarama: Professora conclui doutorado em Engenharia de Bioprocessos pela UFPR
Publicado em: 19/12/2012 às 11:00
Juliana Silveira do Valle pesquisou sobre diferentes materiais na produção da enzima lacase
A professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, Juliana Silveira do Valle, comemora mais uma importante conquista em sua carreira profissional. Ela concluiu o programa de pós-graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
‘Produção, identificação e caracterização molecular de lacases de Agaricusblazei obtidas por fermentação de resíduos agroindustriais’ foi o tema do estudo. “Utilizei diferente materiais tratados, como lixo agroindústrio para a produção da enzima chamada lacase, que é produzida por fungos com a finalidade de promover a degradação da lignina, um dos polímeros presentes na madeira e em todo o material vegetal, mas muito difícil de ser degradado na natureza”, explica.
A professora doutora comenta que estudou a lacase do cogumelo medicinal Agaricusblazei, também conhecido como ‘Cogumelo do Sol’. “A utilização de resíduos agroindustriais abundantes na nossa região, como bagaço de cana e cascas de café, mostrou que, além de permitir uma ótima produção de enzima, também permite agregar valor a esses materiais, que seriam considerados lixo e descartados no ambiente”.
Para o desenvolvimento do estudo, Juliana foi orientada pela professora doutora Luciana Vandenberghe. Os professores doutores Fernando Barcellos (UEL), Gisela Zanin (UEM), Michele Spier e Susan Karp (UFPR) foram os membros da comissão avaliadora do projeto.
A conquista, segundo a professora, reflete na vida pessoal e profissional: “Estou muito feliz por ter cursado um doutorado considerado um dos melhores do país [conceito 5 da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC]. Agradeço a todo apoio recebido durante esse projeto”.
Para o doutorado, a professora recebeu auxílio do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.