Você está aqui: Notícias > Umuarama: Mostra de filmes ‘Minuto e Meio’ arrasa em criatividade
Umuarama: Mostra de filmes ‘Minuto e Meio’ arrasa em criatividade
Publicado em: 17/12/2012 às 18:01
No estilo Oscar, filmes foram premiados em noite cheia de surpresas
O projeto ‘Minuto e Meio’ do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, objetiva integrar todos os processos da produção audiovisual. Nessa edição, foram vinte e um filmes produzidos e o evento de premiação foi pra lá de emocionante.
A atividade já é tradicional e movimenta estudantes de todas as séries e egressos. Nessa edição o tema foi ‘Criador e Criatura’. Segundo o coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva, o tema permitiu travar um diálogo com uma estética do cinema: o expressionismo alemão. “Os estudantes foram para um lado mais relacionado com a criação, a ideia do criacionismo, porém o projeto dá essa liberdade de interpretação do tema”.
Oliva ainda destaca a importância do evento na graduação: “O projeto integra todas as fases da produção audiovisual, da teoria à prática, simulando todos os processos. Conseguimos trabalhar com a criatividade em todos os níveis, o que me parece muito interessante e adequado aos propósitos das atividades pedagógicas do curso”.
Na abertura, uma apresentação artística do grupo de Teatro do Centro Cultural Shubert impressionou a plateia. O evento, construído “a la Oscar”, permitiu aos indicados usarem trajes a rigor, abrilhantando ainda mais a noite. O júri, formado por professores e pela ‘Academia do Minuto e Meio’, formada por estudantes do 4º ano, analisou as produções e fez as indicações por categoria. Foram quinze indicações técnicas e uma premiação pelo voto popular.
O grande vencedor da noite foi o filme ‘WilfredThornten’, da estudante Bruna Faura, que também levou o prêmio de melhor roteiro. Melhor cena ou plano ficou para ‘Em nome da Gema’, de Rodrigo Ávila. ‘Gênesis’, de Ariane Bertinetti, ganhou prêmio de melhor direção de arte e cartaz. Arllen Saqueta, melhor edição por ‘V Mandamento’ e Rhaíssa Jimenez, melhor atuação, no filme ‘Lies’.
Nas categorias melhor criatura e melhor maquiagem, o prêmio foi para o filme ‘Lies’, de Fabrício Gonçalves. ‘Sombras no Espelho’, de Jefferson Galvão, ganhou prêmio de melhor fotografia. José Fagotti, melhor trilha sonora por ‘Apocalipse Zumbi’; Dauglis Moreira, melhor efeitos visuais, no filme ‘Como criar uma Garota’; e Letícia Shiotani foi homenageada com Menção Honrosa pelo filme ‘Como Seria?’. Já o vencedor na votação popular e melhor ator coadjuvante foi o filme ‘Incondicional’, de Thiago Marques.
O coordenador destaca também que o projeto faz com que o aluno vivencie um processo de transformação pessoal. “Da ideia ao roteiro, produção, edição e, por fim, a premiação e o sucesso do seu filme em um festival audiovisual”, justifica.
A próxima edição do evento terá como tema ‘Queijo e Goiabada’. “A ideia partiu do clássico Romeu e Julieta, como uma forma de valorizar um tema que revele o amor e o romantismo. Outro ponto legal é a questão da culinária, algo que o cinema vem sempre representando. Agora cabe aos alunos usarem sua criatividade!” avisa Oliva.