Você está aqui: Notícias > Umuarama: Entidades recebem doações do ‘trote solidário’
Umuarama: Entidades recebem doações do ‘trote solidário’
Publicado em: 19/03/2010 às 18:10
Campanha mobilizou alunos das primeiras séries de todos os cursos, que doaram leite, fraldas geriátricas e livros
Sem atitudes violentas, nem repugnantes. Pelo contrário, estudantes da Universidade Paranaense – UNIPAR iniciam as aulas, há anos, com predisposição para praticar o bem. Já se tornaram tradição na Instituição os ‘trotes solidários’, que se traduzem em ações filantrópicas.
No começo, as ações partiam de estudantes e professores. Depois, virou projeto institucional. Via PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), a UNIPAR incentiva os alunos a participar de campanhas. A adesão tem sido muito grande.
Todos os Campi realizam o ‘trote solidário’. No Campus-Sede, os alunos das primeiras séries foram convidados para doar fraldas geriátricas, leite longa vida e livros, para adultos e crianças. A campanha arrecadou, respectivamente, 382 pacotes, 630 litros, 868 e 708 exemplares.
“Percebemos que a cada ano nosso aluno está mais consciente, mais direcionado para as boas causas. A participação numa campanha como esta serve para reforçar essa tendência”, disse a coordenadora do PIAE, professora Ana Paula Cruz. “Entrar numa universidade significa também buscar conhecimentos e meios para o acadêmico se tornar uma pessoa melhor. Faz parte da nossa missão, então, guiá-los para isso”, complementou.
No ato de entrega dos donativos às entidades, realizado na quinta, na UNIPAR, ela lembrou também que outras ações paralelas fizeram parte do ‘trote solidário’. Campanha de doação de sangue, realizada pelo curso de Enfermagem, foi uma delas. “Centenas de estudantes participaram”, informou.
O Vice-Reitor Chanceler Carlos Eduardo Garcia prestigiou o ato solene. Ele afirmou que a UNIPAR está imbuída num ideal que vai além do processo educacional, em si. “A UNIPAR se empenha também para interagir com a comunidade, levando solidariedade. Temos muitos exemplos para nos orgulhar”.
Elogiando o empenho dos estudantes, o Vice-Reitor salientou que o ‘trote solidário’ tem o intuito de promover o crescimento pessoal. “Proporcionar momentos felizes, como este, é o que pretendemos, sempre. Com os ‘trotes solidários’, incentivamos nossos alunos a se doarem, a ajudarem seu semelhante, a exercitarem a fraternidade”.
Representantes de entidades e os secretários municipais Silvia Basso (Educação) e Jorge Jardim (Saúde), também participaram da entrega. Eles fizeram um agradecimento especial aos estudantes da UNIPAR. “Todos estão de parabéns por esta boa prática”, enfatizaram. O diretor do Campus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, também se pronunciou. “Quando você incentiva o jovem para o bem, ele canaliza suas energias nessa direção e corresponde. Por isso é importante continuarmos investido em projetos brilhantes como este”.
Parte dos livros arrecadados vão para o projeto ‘Circula Leitura’, da Fundação Cândido Garcia, que, no ato, foi representada pelos coordenadores da Agência Experimental de Propaganda, do curso de Publicidade e Propaganda, professor Leonardo Delgado e Ana Cleia Oliveira Sirino.